Morreu neste domingo (20/5) o cantor Robin Gibbs, do trio musical Bee Gees. Ele tinha 62 anos e estava internado em Londres tentando se recuperar de um câncer no cólon e no fígado, diagnosticado em 2010. Uma nota postada no Facebook oficial do grupo diz que é "com grande tristeza que eles anunciam a morte de Robin, após sua longa batalha contra o câncer e a cirurgia de intestino. A família pede que sua privacidade seja respeitada neste momento de dificuldade".
Segundo a família, a morte foi decorrente de complicações da doença e de uma cirurgia no intestino realizada no ano passado. Nos últimos dias de vida, ele havia contraído pneumonia e estava em coma. Após uma traqueostomia, não estava falando e se comunicava com os olhos. Robin foi hospitalizado inúmeras vezes nos últimos dois anos.
O Bee Gees, um dos responsáveis pela difusão da disco music na década de 70, foi fundado por Robin ao lado dos irmãos Maurice e Barry. Eles venderam cerca de 200 milhões de discos e se perpetuaram na memória do público por meio de canções como How deep is your love, Stayin’ alive e Night fever. Nascidos no Reino Unido, eles montaram o grupo quando moravam em Brisbane, na Austrália, no início da década de 60.
"As vezes me pergunto se todas estas tragédias que sofremos em nossa família são um preço 'cármico' que pagamos por toda a fama e dinheiro que conseguimos", disse Robin em março passado ao jornal The Sun. Maurice, de quem Robin era gêmeo, faleceu em 2003, aos 53 anos, vítima de uma parada cardíaca durante o tratamento de um problema de intestino. O músico deixa a esposa, Dwina Murphy, e quatro filhos: Spencer, Robin-John, Melissa e Snow.
Veja clipe da música How old are you de Robin Gibb.
Nascido em 22 de dezembro de 1949 na Ilha de Man (Grã-Bretanha), Robin Gibb emigrou para a Austrália aos nove anos com a família. Alentados pelo pai, que dirigiu um grupo musical, os irmãos formaram um conjunto juvenil que um disc jockey local batizou de Bee Gees (B de Brothers e G de Gibb).
Em 1966, de regresso à Grã-Bretanha, os três irmãos conheceram o sucesso com "New York Mining Disaster 1941", do primeiro álbum "Bee Gees' 1st", que entrou no 'Top 20' da lista dos mais tocados. Logo se seguiram "Holiday", "To Love Somebody" - que Barry e Robin escreveram para Otis Reading - e "Massachussets", a primeira a liderar o 'hit parade' britânico.
Após uma breve separação, os irmãos voltaram a saborear o sucesso com "How Can You Mend a Broken Heart?", em 1971, mas a consagração definitiva veio com "Saturday Night Fever", em 1977, ao lado de "Stayin' Alive" e "Night Fever". O álbum de 1977 vendeu nada menos que 40 milhões de cópias e inaugurou a era dourada da música disco, explodindo com o filme "Saturday Night Fever" (Embalos de Sábado à Noite), protagonizado por John Travolta.
Mas após atingir o topo, os Bee Gees entraram em declive e apenas experimentaram o sucesso no final dos anos 80, com os álbuns "E.S.P" e "One". O trio permaneceu ativo até a morte de Maurice, após a qual Robin e Barry renunciaram definitivamente ao nome Bee Gees.
Com agências internacionais
Nenhum comentário: