sponsor

sponsor

Slider

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» » Governador de Roraima está sendo julgado pelo TSE Ele é do PSDB DE FHC


Acende a luz amarela para Anchieta
Sessão Plenária no TSE nesta terça-feira (17), em que Cássio Cunha  Lima foi cassado. Foto: divulgaçãoO TSE  (Tribunal Superior Eleitoral) manteve ontem (17) a cassação do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), determinando que deixe o cargo tão logo a decisão seja comunicada à Assembleia Legislativa para que dê posse ao segundo colocado nas eleições de 2006 naquele Estado, o senador José Maranhão (PMDB). Cássio Cunha Lima foi denunciado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por ter distribuído R$ 3,5 milhões em cheques para eleitores por intermédio de programa assistencial, influenciando o resultado do pleito no Estado, já que era candidato à reeleição. O TSE manteve no julgamento de 20 de novembro a decisão do TRE-PB que cassou o mandato de Cunha Lima e de seu vice em julho de 2007. 

Governador de Roraima, José de Anchieta Júnior. Foto: Agência  BrasilCom essa decisão, acende a luz amarela para os demais governadores (quatro do Norte) que estão na mesma situação, com processoes que pedem a cassação de seus mandatos a serem julgados pelo TSE. Nessa situação estão: Jackson Lago (PDT), do Maranhão; Luiz Henrique (PMDB), de Santa Catarina; Ivo Cassol (PPS), de Rondônia; Marcelo Déda (PT), de Sergipe; Marcelo Miranda, de Tocantins; Waldez Góes (PDT), do Amapá; e José de Anchieta Júnior (PSDB), de Roraima.
Jucá poderá ser governador
Em linhas gerais, os sete governadores que estão pendurados são acusados de terem cometido os mesmos crimes: abuso de poder econômico  e político e conduta vedada a agente público nas eleições de 2006, ou seja, compra deslavada de voto.
Seguindo essa linha de pensamento, é muito provável que os ministros decidam aplicar a decisão contra Cásio Cunha Lima para os demais governadores, ou seja, manter a cassação e determinar que o segundo colocado nas eleições de 2006 seja empossado pela Assembleia Legislativa.
Senador Romero Jucá. Foto: Agência SenadoNesse caso, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) tem, sim, grande chance de ser o governador de Roraima, apesar de ter tido uma derrota histórica nas urnas, caso o TSE decida pela cassação do mandato do governador Anchieta Júnior, que era vice e assumiu o Governo de Roraima depois da morte do governador Ottomar Pinto, em dezembro de 2007. Ottomar foi reeleito com 62,40% dos votos válidos (116.542 votos). Romero Jucá obteve apenas 57.232 votos (30,64% dos votos válidos). Uma diferença de mais de 30 pontos percentuais.
Na verdade, seria apenas um repeteco do que aconteceu em Roraima em novembro de 2004, quando o governador Flamarion Portela teve o mandato cassado, assumindo em seu lugar o segundo colocado nas eleições de 2002, Ottomar Pinto. Será que Roraima está fadado a esse tipo de política, em que nenhum governador consegue mais terminar seu mandato? Só o tempo e o TSE poderão responder.
Wirismar Ramos – da Redação


Começou, há poucos instantes, o julgamento do recurso que visa à cassação do governador de Roraima, José de Anchieta Júnior.

O relator do caso, Ministro Fernando Gonçalves, já leu o relatório. O Ministério Público Eleitoral, neste momento, faz sustentação oral de suas razões recursais. A defesa do governador se manifestará a seguir.

Logo após, o relator proferirá seu voto.

Em instantes, mais notícias. 

Governador Anchieta Junior

 José de Anchieta Júnior nasceu em 1965, em Jaguaribe (CE). Formado em Engenharia Civil em 1988, pela Universidade Federal do Ceará, transferiu-se para Roraima em 1991, onde fixou residência. Foi eleito vice-governador pelo PSDB em 2006 na chapa encabeçada pelo brigadeiro Ottomar de Sousa Pinto, falecido em 11 de dezembro de 2007.

Com a morte do titular, José de Anchieta Júnior assumiu o posto de Governador do Estado de Roraima. Criativo e empreendedor, José de Anchieta Júnior sempre se destacou como líder determinado. Desde cedo, assumiu grandes responsabilidades e projetos que marcaram sua vida profissional.

Recém-formado em Engenharia Civil, exerceu sua profissão em Fortaleza (CE), antes de instalar sua empresa em Boa Vista (RR). Durante 14 anos executou grandes obras de pavimentação, saneamento básico, importantes obras civis em todos os municípios de Roraima, gerando muitos empregos diretos e indiretos.

Seu primeiro cargo público foi como secretário de estado da Infra-Estrutura, em 2004. Chegou a assumir temporariamente a Secretaria de Estado da Articulação Municipal. Durante o período de 18 meses de gestão à frente da Secretaria da Infra-Estrutura – Seinf, José de Anchieta Júnior contribuiu para o crescimento de Roraima.

Esteve à frente dos projetos de asfaltamento de rodovias federais e estaduais, recuperação de mais de quatro mil quilômetros de estradas vicinais. Colaborou também na reforma de hospitais no interior e na capital, de prédios públicos e escolas, núcleos policiais e centros de apoio ao agricultor em todo Estado.

Foi presidente do Conselho Rodoviário Estadual e membro do Comitê Gestor para Assuntos Fronteiriços. José de Anchieta acredita no potencial de Roraima e entende que pode contribuir muito para a independência econômica do Estado.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Efetivamente, Anchieta assumiu o governo em 14 de dezembro de 2007 e imprimiu seu próprio estilo de governar. Tendo postura firme diante da questão que envolve a área indígena Raposa Serra do Sol, o governador sempre pregou o entendimento entre índios e não-índios. Foi por sua determinação que uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal suspendeu a Operação Upatakon 3 através de uma liminar, evitando o risco de violência iminente.

O Governador trabalhou pela integração entre o Estado e o governo de Bolívar, na Venezuela, tendo como objetivo principal melhorar a integração entre os dois países. Anchieta faz gestão para que tanto brasileiros quanto venezuelanos possam ir e vir nos dois países e não ter a necessidade de utilizar passaporte.

A modernização do Estado, do Governo e da Administração Pública voltada para resultados é um compromisso e umas das marcas da gestão José de Anchieta, que envolve a melhoria dos recursos logísticos, a informatização e otimização dos processos de trabalho e, sobretudo, a valorização dos servidores públicos, que se efetivou através de reajuste salarial a todas as categorias profissionais do quadro estatal.

A prioridade à educação concentra as mais fortes iniciativas do Governador José de Anchieta, que se refletiram na melhoria dos indicadores educacionais de Roraima, oriundos dos programas e esforços alocados na sua gestão. Um emblema desse esforço é o convênio entre o Governo do Estado, a Rede Globo e a Federação das Indústrias de São Paulo – FIESP para a educação profissional de jovens. Também os professores tiveram uma atenção especial, pois o governo estadual assinou com o Banco do Brasil convênio permitindo aos profissionais de Educação a compra de computadores pessoais com financiamento especial.
O desenvolvimento é outro foco importante do Governador José de Anchieta, que está comprometido com a construção, ampliação e recuperação de toda a malha viária para viabilizar Roraima como corredor logístico. O símbolo maior dessa prioridade é a BR 174, estrada que integra Roraima ao restante do Brasil, onde os entendimentos com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura, já se concretizam na recuperação total dos trechos estaduais, até o começo de 2010.

Com isso, a agricultura, a pecuária e o agronegócio passam a ter condições efetivas de crescimento no Governo José de Anchieta, que acrescentou a essa prioridade vocacional de Roraima uma instituição governamental há muito esperada, a Agência de Defesa, que já lidera com resultados bons o processo de imunização de todo o rebanho bovino de Roraima contra a febre aftosa.

Todo o estado tem recebido atenção, mas as áreas mais carentes têm sido melhor contempladas. Por isso, os moradores do Baixo Rio Branco terão transporte fluvial regular entre Santa Maria do Boiaçu até Caracaraí, permitindo que se desloquem para outras regiões. E as comunidades que moram na divisa com o Amazonas estão recebendo atendimento especial de saúde, com o deslocamento de profissionais que promovem a Medicina Preventiva.

O Governo José de Anchieta Júnior é o marco referencial que une os primeiros 20 anos de institucionalização democrática do estado ao novo momento que consolida a unidade federativa, que agora inicia um novo e promissor ciclo com a participação da sociedade e sob a liderança do jovem governante, para construir o Roraima dos próximos vinte anos.
 

Palácio Senador Hélio CamposPraça do Centro Cívico, s/nº - Centro
CEP 69.301-380 - Boa Vista - RR - Brasil
Telefones: (95) 2121-7920 e 7930 Fax: 2121-7926
E-mail: governador@cti.rr.gov.br

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply