Brasília – A presidenta Dilma Rousseff sancionou lei que garante estabilidade no emprego a gestantes que cumprem aviso prévio. A norma foi publicada nesta sexta-feira, 17, no Diário Oficial da União.
A lei é oriunda do Projeto de Lei nº 7158/2010, de autoria do ex-senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), atual ministro da Pesca e Aquicultura. De acordo com o texto, a estabilidade será garantida também em casos de aviso prévio indenizado, quando a funcionária recebe o salário referente ao período, mas não é obrigada a comparecer ao serviço.
“A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na Alínea b do Inciso 2 do Artigo 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias."
A medida tem o objetivo de evitar que sejam realizadas demissões injustas, apenas pelas mulheres estarem grávidas. Diversos empregadores usam deste artifício para não manterem a funcionária afastada durante a licença maternidade.
Com informações do R7 e da Agência Brasil
Edição: Helen Assumpção
Nenhum comentário: