
Pablo Vivanco, Legionário de Cristo mexicano:
"Foi uma surpresa, sem dúvida, mas depois da grande acolhida que ele teve aqui na praça ele já é um papa do povo. Estamos muito contentes."
O repórter da BBC Brasil no Vaticano Mauricio Moraes conversa com fieis que comemoram o anúncio do novo papa na praça de São Pedro.
Francisco Lissandri, uruguaio:
"Estou muito contente. De onde quer que venha o papa, para nós tem um valor muito especial. Mas neste caso, como latino-americanos, estamos muito contentes.
Esperávamos um brasileiro e veio um argentino. Mas são as coisas de Deus, que geralmente surpreendem."

Em uma foto antiga, Jorge Mario Bergoglio (o segundo da esquerda) é retratado ao junto com sua família. A imagem foi divulgada Sergio Rubin para a agência de notícias AP.
7 min atrás
A chanceler da Alemanha Angela Merkel saudou "de todo o coração" o primeiro papa argentino. Ela disse "estar particularmente feliz junto aos cristãos da América Latina, por, pela primeira vez, ser nomeado um deles (latino-americanos) no topo da igreja católica".
Merkel declarou ainda que muitos esperam dele não somente orientação em assuntos de fé, mas também em temas como paz e justiça.

Alvaro Izurieta, padre de Buenos Aires:
"Incrível. Ainda é dificil acreditar, me dar conta. Nós argentinos estamos contentíssimos. Na Argentina será muito importante para nossa igreja. Vai ajudar a revitalizá-la."

Manoel Tavares, de Curitiba, acompanhou o resultado do conclave na praça de São Pedro:
"Eu fiquei felicíssimo com a eleição de um sul-americano, um povo tão sofrido.
Uma grande supresa. Eu já não esperava que fosse um brasileiro, um argentino menos ainda. É um grande impulso para a fé do povo latino-americano, que é um povo tão sofrido."
Após dúvidas sobre o nome correto do novo papa, o Vaticano postou uma mensagem em sua página do Facebook esclarecendo a questão:
"O novo papa é chamado papa Francisco e não papa Francisco 1º"
Surpreso, o irmão de Dom Odilo Scherer, o professor aposentado Flávio Scherer, afirmou ainda estar "aliviado" ao assistir pela TV que seu irmão, atual arcebispo de São Paulo, não havia sido eleito o novo pontífice.
"Não estou decepcionado. Pelo contrário, se eleito, a pressão sobre meu irmão seria iminente. A Igreja Católica precisa o mais rápido possível agir para conter a perda de fieis."

A presidente argentina, Cristina Kirchner, postou no Twitter um comunicado de saudação ao papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio.
"Em meu nome, no do governo argentino e representando o povo do nosso país, quero saudá-lo e expressar-lhe minhas felicidades por sua eleição como novo pontífice", diz o comunicado.
"É nosso desejo que tenha, ao assumir a condução da igreja, uma frutífera tarefa pastoral desempenhando tão grande responsabilidade pela justiça, a igualdade, a fraternidade e a paz da humanidade."
Cristina termina a carta enviando sua "consideração e respeito" ao novo papa.
A relação entre Cristina e o então cardeal é tida como conturbada, já que este foi um crítico do governo argentino e, em especial, de medidas como o casamento gay no país.

Imagem de 2007 mostra o encontro no Vaticano do antigo papa, Bento 16, do recém-escolhido papa Francisco.
Segundo uma autoridade da Casa Branca, o vice-presidente americano, Joe Biden, encabeçará a delegação dos EUA que prestigiará a cerimônia de posse de Francisco 1º.
Um dos primeiros compromissos fora de Roma que o papa Francisco 1º deve comparecer é a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho no Rio de Janeiro.
No comitê organizaor da jornada, católicos saudaram a escolha de Jorge Mario Bergoglio, gritando frases como "Vida longa ao papa!".
Em seguida, eles se reuniram para rezar pelo pontífice.
O presidente americano, Barack Obama, enviou "saudações afetuosas" ao papa Francisco 1º, ressaltando que o cardeal argentino é o primeiro pontífice das Américas.
"Como o primeiro papa das Américas, sua escolha fala da força e da vitalidade de uma região que está cada vez mais influenciando o mundo. Junto com milhões de hispano-americanos, nós nos Estados Unidos compartilhamos a alegria deste dia histórico", expressou Obama, em seu próprio nome e em nome de sua esposa, Michelle Obama.
Para o presidente americano, "como um defensor dos pobres e dos mais vulneráveis, ele carrega a mensagem de amor e de compaixão que inspira o mundo há mais de 2 mil anos – que no rosto de cada um, vemos o rosto de Deus".
As autoridades da União Europeia pediram que o novo Papa, Francisco I, "defenda e promova os valores fundamentais da paz, solidariedade e dignidade humana".
Em um comunicado conjunto, os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy disseram esperar que o novo papa "leve adiante, com determinação e força, o trabalho de seus antecessores para aproximar os povos e as religiões de todo o mundo".
O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, destacou que Francisco 1º "tem uma oportunidade de renovação em uma época em que a Igreja Católica Romana enfrenta numerosos desafios", entre eles o "risco de entrar em uma espiral de materialismo e desigualdade".
Em um artigo no site do National Catholic Reporter, o vaticanista John Allen considerava Jorge Bergoglio um forte papável porque teria obtido 40 votos no conclave de 2005, pouco antes de Joseph Ratzinger conseguir a supermaioria que o elegeu papa. O especialista descreveu o então cardeal argentino como um homem firmemente apegado à ortodoxia em temas como moralidade sexual, oposição ao aborto e ao matrimônio gay e contracepção. Por outro lado, demonstrou compaixão para com as vítimas de HIV/Aids: em 2001, visitou um asilo para beijar e lavar os pés de 12 pacientes com Aids.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, desejou felicitações "de coração" ao cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio por sua eleição a papa, e a todos os católicos do munco "nesta ocasião monumental".
"Espero dar continuidade à cooperação entre as Nações Unidas e a Santa Sé, sob a liderança da Sua Santidade Papa Francisco", disse Ban Ki Moon. "Compartilhamos objetivos comuns – da promoção da paz, justiça social e direitos humanos, à erradicação da pobreza e da fome – todos, elementos centrais para o desenvolvimento sustentável".
"Também compartilhamos a convição de que só podemos resolver os desafios interconectados do mundo de hioje através do diálogo."
Há uma esperança real de que o papa Francisco 1º poderia mudar a natureza da Igreja Católica, diz o especialista da BBC em religião Robert Pigott. "Esse é um passo simbólico imenso", afirma Pigott, ressaltando que a escolha mostra que foi levada em conta o tamanho e o peso da Igreja Católica fora da Europa.
O secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) dom Leonardo Steiner afirmou que a escolha de um papa da América é o resultado de uma abertura da Igreja Católica.
"Não é mais Igreja só voltada para a Europa", afirmou.
Se fosse um brasileiro também ficaríamos contentes, mas estamos contentes", afirmou.
Steiner afirmou também que a escolha do nome Francisco é significativa, especialmente devido a Francisco de Assis.
1 h 51 min atrás
O novo papa, Jorge Bergoglio, passou praticamente toda sua vida religiosa na Argentina. Ex-arcebispo de Buenos Aires, ele tem 76 anos. A idade, tido como avançada, está sendo vista por muitos como motivo de preocupação.
Na Alemanha, país do papa emérito Bento 16, os sinos de todas as igrejas tocam por 15 minutos para saudar o novo líder da Igreja Católica.
Papa Francisco disse que o mundo deve criar um caminho de amor e fraternidade. Ele também pediu fé e que os fiéis rezassem por ele.
A conta de Twitter papal, @Pontifex, foi ativada na noite desta quarta, com um post:
HABEMUS PAPAM FRANCISCUM

Sorridente, papa Francisco se despede da multidão no Vaticano.
"Viva o papa!" - gritaram os voluntarios na sede da jornada mundial da juventude quando o papa Francisco apareceu. Todos rezaram as orações do Pai Nosso e da Ave Maria com ele.
O novo papa agradeceu Bento 16 por seu trabalho para a Igreja e pediu que o mundo entre em "um novo caminho de amor e fraternidade". Francisco também pediu que os fiéis rezem por seu papado.
O novo papa é o argentino Mario Bergoglio
A escolha do argentino Bergoglio faz com que ele seja o primeiro papa não europeu em mil anos.
2 hrs 17 min atrás
Há buzinaços e gritos nas ruas de Buenos Aires pela escolha de papa argentino.
A escolha de Jorge Mario Bergoglio foi considerada uma surpresa até mesmo na Argentina.
O novo papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio, escolhei o nome de Franciso 1º
Temos um novo papa: é o argentino Jorge Mario Bergoglio

Com ajuda da web, ateus ganham força no Brasil
Minoria em país de católicos e evangélicos, grupos apostam na internet para aumentar alcance e organizar ações em defesa de Estado laico.

Cardeais querem "choque de gestão" na Igreja
Conclave é anunciado em meio a apelo por reforma na Cúria, mas tempo para a escolha do novo papa é incerto.
Muitas bandeiras brasileiras podem ser vistas na multidão. É a torcida por pelo cardeal brasileiro dom Odilo Scherer, considerado um dos favoritos.
Milhares de católicos aguardam anúncio do nome do novo papa.O que acontece dentro da Capela Sistina durante a escolha do pontífice?
Cardeal revela bastidores de conclave papal
Arcebispo emérito de Westminster Cormac Murphy-O'Connor conta como foi reunião de cardeais que elegeu Bento 16.
Um novo desafio para o novo papa? Papa abre porta no Twitter, mas jovens esperam 'sucesso 2.0'
Milhares de pessoas estão rumando à praça São Pedro para ver quem será o novo papa, informa o correspondente da BBC em Roma, Julian Miglierini.
Irmão de dom Odilo Scherer, Flavio Scherer, diz que tem esperanças, mas que está com o pé no chã e acha que o escolhido não será seu irmão, mas sim um cardeal europeu, informa o enviado especial da BBC Brasil a Toledo (PR), Luis Guilherme Barrucho.

Fumaça branca na Capela Sistina indicou escolha do papa
Com seus trajes típicos, a Guarda Suíça está marchando entre a multidão reunida diante da basílica de São Pedro, conta o correspondente da BBC no Vaticano, Mike Hirst.
Alguns analistas ficaram surpresos com a rapidez que o novo papa foi escolhido, visto que não havia um claro consenso sobre o favorito ao posto.

A foto acima mostra o irmão de dom Odilo Scherer, Flavio Scherer, assistindo pela TV à fumaça branca na Capela Sisitina, informa o enviado especial da BBC Brasil a Toledo (PR), Luis Guilherme Barrucho.
Toledo é a cidade paranaense onde Scherer passou sua juventude.
3 hrs 4 min atrás
Logo após avistar fumaça branca saindo sa chaminé da Capela Sistina, multidão de fiéis celebra a escolha de um novo papa na praça de São Pedro, no Vaticano.Assim que o novo papa for escolhido, os outros cardeais vão se aproximar dele para lhe prestar homenagens.

Fumaça branca na chaminé da Capela Sistina mostra que o nome do novo papa já foi escolhido.
O nome do novo papa será divulgado dentro de alguns minutos. Veja os candidatos tidos como favoritos e outros detalhes da votação. Saiba mais: a escolha do novo papa

Acompanhe, ao vivo, o anúncio da escolha do novo papa
Com imagens cedidas pela agência de notícias Reuters, acompanhe ao vivo, diretamente do Vaticano, a escolha do novo papa.
Fumaça branca no Vaticano
Uma fumaça branca acaba de sair da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, o que significa que o novo papa já foi escolhido pelo colégio de cardeais.
Fonte; BBC.







Nenhum comentário: