sponsor

sponsor

Slider

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Estrutural integra projeto Cidades Digitais




Estrutural integra projeto Cidades Digitais

Representantes dos municípios selecionados para a fase piloto do projeto Cidades Digitais se reuniram hoje, em Brasília, para entender melhor os detalhes da iniciativa do Ministério das Comunicações. O projeto tem o objetivo de melhorar a gestão pública local com maior acesso das comunidades à internet e aos serviços do governo. A Estrutural está entre os 80 selecionados e será a primeira cidade tecnológica do DF.

Entre as propostas apresentadas para investimento na cidade, estão a instalação de três pontos de internet sem fio e a conectividade em todos os prédios públicos. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação tem o importante papel de mediar e dar suporte a todo o processo de implementação do projeto, que pode servir de referência para a adoção de medidas similares em toda a capital.
O secretário Glauco Rojas considera o projeto uma grande ferramenta para a evolução tecnológica do País e do Distrito Federal. "Viabilizar a conexão entre os órgãos públicos e facilitar a vida do cidadão, que terá acesso a aplicativos nas áreas de gestão financeira, tributária, de saúde e educação é, sem dúvidas, um grande avanço", comenta.

O orçamento destinado ao projeto de implantação das cidades digitais é de R$ 40 milhões.

Como funciona

As cidades recebem softwares para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação, e os servidores públicos serão capacitados no uso específico dos aplicativos e da rede, assim como nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Também está prevista a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação em locais definidos a critério das prefeituras ou administrações regionais.

A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos. Empresas integradoras, selecionadas por meio de Registro de Preços, são responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação dos administradores. Essas empresas irão operar a rede por seis meses e darão garantia de funcionamento da infraestrutura implantada por três anos. A avaliação, aceitação e certificação da rede serão realizadas pelo Inmetro.

Fonte: Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply