As cerimônias de entrega dos certificados de conclusão dos cursos de qualificação social já começaram. No último sábado (19/1), o Centro Olímpico da Ceilândia (Parque da Vaquejada) recebeu dezenas de alunos e familiares para o evento, com direito a lanche de confraternização.
E no domingo (20/1), a comunidade de São Sebastião teve a oportunidade de prestigiar os alunos. O objetivo das festas foi entregar aos participantes dos cursos um reconhecimento pelo esforço durante as aulas. Afinal, foram cinco módulos para alguns que, antes sequer sabiam ligar o computador. E agora, já podem gerar mudança no ambiente em que trabalham.
A festa em Ceilândia contou com a presença do secretário de Esporte do Distrito Federal, Júlio Ribeiro, que destacou a importância dos cursos de Inclusão digital, Preparação para o emprego, Educação no trânsito para o uso da moto, Lógica básica e Ética e cidadania para os alunos. "Este é o marco para que esses alunos se posicionem cada vez melhor no mercado de trabalho", ressaltou o secretário. "Além de qualificar os jovens, os cursos permitiram que vários idosos tivessem o primeiro contato com o computador".
De acordo com Luciano da Costa, gerente do Centro Olímpico de São Sebastião pelo projeto Esporte e Cidadania, a festa marcou um momento muito importante na vida de cada aluno. "Por conta destes cursos, a inclusão digital já é uma realidade nas comunidades que receberam os cursos. Alcançamos a democratização do acesso e qualificação dos alunos para as exigências do mundo atual", disse.
A funcionária pública Simone da Silva, 45 anos, concluiu o curso de Preparação para o emprego. Segundo a aluna, que também pratica hidroginástica no Centro Olímpico de Ceilândia, é possível perceber nitidamente a mudança na sua rotina profissional. "Hoje, até folha de ponto já sei fazer", comentou, orgulhosa.
Os cursos também são oferecidos para toda a comunidade e já têm feito a diferença na vida de muitas pessoas. Um exemplo é Hugo Paulo Ferreira, de 14 anos, que ficou impressionado com a estrutura oferecida. "Todos os colaboradores são muito capacitados. Por isso, pude aprender tanto. Tive uma outra visão sobre o significado de ética e cidadania", afirmou o aluno, lembrando o último módulo que concluiu.
A escritora Maria Alcina da Silva, 40 anos, destacou a importância do módulo de Lógica básica. Ela conta que percebeu que o curso a ajudou na conclusão de todos os outros. "A lógica está em tudo no mundo. Pude aplicá-la no meu trabalho, na minha vida pessoal, nos meus estudos, em tudo. Esta oportunidade certamente foi única", afirmou.
Nos próximos 26 e 27 de janeiro, das 9h30 às 12h, serão entregues os certificados nos Centros Olímpicos de Riacho Fundo I e Samambaia, respectivamente.
Inscrições abertas
Quem ainda não participou dos cursos gratuitos de qualificação social ainda tem a oportunidade de conferir as aulas. As inscrições continuam abertas para a comunidade nos Centros Olímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião. Ao todo, são oferecidos cinco módulos, com aulas semipresenciais.
Inclusão digital e Ética e cidadania podem ser cursados por pessoas com escolaridade a partir do 7º ano do ensino fundamental. Já os cursos de Preparação para o emprego, Educação no trânsito para uso da moto e Lógica básica são direcionados para quem está no ensino médio ou já foi aluno nesta etapa.
Cada curso tem carga horária de 20h, sendo duas horas por dia. Vale lembrar que as vagas são limitadas e estão sujeitas à disponibilidade nos centros. Mais de mil pessoas já se inscreveram. As aulas ocorrem de segunda a sexta, às 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h (esta última é exclusiva para alunos a partir dos 18 anos). Aos sábados, há turmas das 8h às 10h e das 10h às 12h. Informações:www.esportecidadaniadf.org.br
Fonte: http://conscienciapoliticadf.blogspot.com.br/2013/01/certificados-dos-cursos-de-qualificacao.html
Nenhum comentário: