Nesta segunda-feira (14/05), a Secretaria de Esporte e o Instituto Joaquim Cruz lançam o programa Rumo ao Pódio Olímpico. A parceria tem o objetivo de selecionar e treinar com afinco 30 jovens para torná-los medalhistas de atletismo nos Jogos Olímpicos de 2020. “Esse é um projeto pioneiro do esporte de alto rendimento e o maior incentivo ao atletismo do Distrito Federal”, diz o secretário de Esporte, Célio René. O lançamento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde serão explicadas todas as fases do programa.
O Rumo ao Pódio Olímpico vai acontecer no Centro Olímpico de Ceilândia e visa à formação de uma equipe de atletismo de alto nível. Todos os jovens que corram 600 metros em um tempo abaixo de dois minutos – de ambos os sexos – com idade entre 16 e 21 anos, podem se inscrever para a seleção. Para viabilizar o programa foi firmada uma parceria entre a Secretaria de Esporte e o Instituto Joaquim Cruz.
As inscrições para a primeira etapa seletiva começam dia 15/05. Em junho será iniciado o processo seletivo para a formação do grupo, que a partir de setembro vai treinar com equipe técnica especializada e terá como objetivo a conquista de medalhas olímpicas nas provas de meio fundo e fundo (desde provas acima de 800m até a maratona). Os trinta atletas finais selecionados terão suporte de equipe multidisciplinar – com fisioterapeuta, psicólogo e assistente social. Também irão receber benefícios como vale alimentação, vale transporte, assistência odontológica e uma bolsa auxílio. Os testes e treinamentos da equipe serão realizados no Centro Olímpico de Ceilândia – Parque da Vaquejada.
De acordo com Célio René, este é um importante marco para um trabalho de alto nível, dentro da proposta de política pública para o esporte de alto rendimento no DF. “Trabalhamos o primeiro ano com a massificação do esporte e hoje atendemos mais de 24 mil pessoas nos Centros Olímpicos. Agora, em parceria com a sociedade civil, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, estamos incluindo nos Centros Olímpicos os projetos de alto rendimento, que visam formar campeões olímpicos. Começamos com o atletismo, mas temos metas para implantar outras modalidades”, explica.
Para o diretor executivo do Instituto Joaquim Cruz, Ricardo Vidal, o programa garante que, em 2020, os atletas atendidos pelo programa terão chances reais de conquista de medalhas. De acordo com ele, a categoria escolhida e o método de trabalho são frutos de estudos estatísticos. Vidal explica que Brasília tem os dois melhores resultados em provas de fundo – Joaquim Cruz é até hoje o único brasileiro a ganhar ouro olímpico em prova de pista (800m em Los Angeles) e a também brasiliense Carmem de Oliveira foi ouro nos 10 mil metros dos Jogos pan-americanos de Mar Del Plata, em 1995.
O método de preparação dos atletas proposto pelo programa faz parte de uma fórmula de sucesso já utilizada por equipes de outros países. “Temos oito anos para trabalhar a equipe, são dois ciclos olímpicos de treinamento. No início do ano de 2020 saberemos quais atletas terão chances reais e nosso objetivo é termos medalhas garantidas”, avaliou Vidal.
Serviço: Lançamento do Programa Rumo ao Pódio Olímpico
Data: 14/05/2012, às 10h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Ala Norte, sala M13, Mezanino.
http://www.esporte.df.gov.br/
Data: 14/05/2012, às 10h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Ala Norte, sala M13, Mezanino.
http://www.esporte.df.gov.br/








Nenhum comentário: