A criançada comandou a festa de dois anos do Centro Olímpico Samambaia – Rei Pelé, realizada neste domingo (16/10), das 9h às 14h. A diversão ficou por conta dos brinquedos infláveis, camas elásticas, oficinas de balão, palhaços, algodão doce, pipoca e um delicioso lanche.
Morador de Samambaia, o estudante Geraldo Dionísio, 32 anos, fez questão de levar o filho e dois amiguinhos para as comemorações. “Esse tipo de iniciativa é importante porque aproxima ainda mais a comunidade do centro olímpico. A cidade é carente, não tem muitas opções de lazer. Por isso, é preciso aproveitar as oportunidades”, destacou Geraldo.
Há um ano, o filho dele, Arthur Prado, 10, participa da equipe de futebol de areia do centro. O menino chamou os amigos Marcelo Rodrigues, 12, e Mateus Rodrigues, 13, para brincar no pula-pula. Mas os três não viam a hora de jogar bola. A prática esportiva, é claro, não poderia ficar de fora da festa. Quando a chuva parou, os pequenos foram correndo para as quadras de futebol, vôlei e basquete. Teve até pingue-pongue.
Cerca de 500 pessoas prestigiaram o aniversário do centro, cuja abertura teve como protagonistas os jovens da banda Ascabum, da Assistência Social Casa Azul. A energia da batucada levantou os presentes. As atividades de aniversário do Centro Olímpico também garantiram espaço para os mais velhos. Três turmas participaram da oficina Cozinha Brasil, promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), e aprenderam receitas interessantes para o aproveitamento total dos alimentos. Foi o caso do suco à base de fibras (couve, maracujá e limão) e do bolo de casca de banana.
Em outro estande, jovens e adultos ouviam com atenção as técnicas de primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os instrutores ensinaram manobras de massagem de ressuscitação em parada cardiorrespiratória e mostraram como se deve atuar em caso de engasgo em crianças. A exposição do Exército, com vários instrumentos de guerra, despertou a curiosidade dos visitantes, que puderam conferir de perto como funcionam os bastidores de um quartel de artilharia. Na área dedicada à saúde bucal, dentistas do Exército fizeram aplicação de flúor e distribuíram escovas de dente.
Para a coordenadora do Centro Olímpico Samambaia, Ricarda Lima, a festa celebrou outro ano de muitas conquistas e lições aprendidas. “Além do lazer, todas as nossas ações têm uma preocupação com a cidadania. Junto com nossos parceiros, estamos fortalecendo a comunidade e oferecendo mais informação, mais educação. Nunca é demais”, ressaltou. Ricarda acrescentou que o envolvimento de todos os colaboradores foi fundamental nesses dois anos. “Eles têm amor pelo centro, amam o que fazem. As pessoas vêm trabalhar com uma satisfação enorme. Isso reflete nos resultados.”
Projeto pedagógico
Desde setembro, a Fundação Assis Chateaubriand é responsável pelo projeto pedagógico dos centros olímpicos de Samambaia, São Sebastião e Ceilândia – Parque da Vaquejada. A parceria com a Secretaria do Esporte do Distrito Federal prevê a contratação de profissionais, aulas e atividades esportivas, palestras socioeducativas, distribuição de gibis temáticos, jogos entre os três centros olímpicos e criação de um site para divulgação de eventos e atividades do projeto.
Texto e fotos: Camila de Magalhães/Divulgação
|
Nenhum comentário: