sponsor

sponsor

Slider

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» » Comunidade de Samambaia participa de palestra no Centro Olímpico





O ginásio de esportes do Centro Olímpico de Samambaia ficou movimentado na tarde deste sábado (12/11). Isso porque a coordenadora geral do direito à convivência familiar e comunitária da Presidência da República, Alice Bittencourt, inaugurou o ciclo de palestras no local ao tratar de assunto muito sério: a violência doméstica. O encontro durou cerca de uma hora e meia e contou com a participação efetiva de crianças, jovens e adultos.
Ao assumir o microfone, Bittencourt tratou logo de quebrar o gelo e pediu para que todos os participantes se apresentassem uns aos outros, proporcionando maior interação entre os presentes. A partir daí, a palestra começou a ganhar forma e a especialista tratou de assuntos sérios, como abuso sexual, violência física e denúncias aos agressores, com uma linguagem que prendeu a atenção de todo o ginásio.
“Eu adoro conversar com as pessoas e esclarecer as dúvidas que elas tenham com relação a esse assunto delicado. A experiência em Samambaia foi excelente e já estou ansiosa para ir aos centros de Ceilândia e São Sebastião. Entretanto, devo fazer alguns ajustes no meu roteiro, quero usar mais fotos e trabalhar com textos mais curtos”, destacou Alice Bittencourt.
E, ao contrário do que alguns presentes pensavam, a palestrante não se prendeu somente às agressões entre marido e mulher. Pelo contrário, o foco da conversa girou em torno da relação entre pais e filhos e as consequências futuras de uma educação bem feita ou não. “Eu não imaginava que iria aprender tanta coisa hoje. A palestra foi sensacional, pretendo, inclusive, mudar o jeito de lidar com meus filhos. Brigar nem sempre é a melhor opção. Uma conversa pode ser muito mais produtiva que palmadas”, afirmou Maria do Socorro, moradora de Samambaia.
E essas conclusões puderam ser tiradas no decorrer do bate-papo. Bittencourt citou as principais consequências de uma educação feita à base de palmadas e outros tipos de agressão, em vez de conversas francas entre pais e filhos: sentimento de medo, ansiedade e raiva por parte das crianças, pouca eficácia no entendimento do que é certo ou errado, atitudes agressivas fora de casa e, em casos mais graves, pode até mesmo formar cidadãos com comportamento criminal.
A especialista ressaltou ainda a importância de denunciar casos de violência doméstica para os órgãos responsáveis. O medo ainda impede que uma infinidade de denúncias sejam feitas, mas vale lembrar que basta ligar para o Disque Denúncia Social (DDN), discando 100 de qualquer telefone, e relatar os casos de agressão sem precisar se identificar em nenhum momento.
“Infelizmente já lidamos com casos desse tipo aqui no Centro Olímpico de Samambaia. Temos especialistas preparados para atender os jovens que chegam aqui com esses problemas. Essa palestra foi fundamental para explicitar aos pais, alunos e professores, as graves consequências geradas pela violência doméstica”, observou Ricarda Lima, coordenadora do centro.
E não foi só a comunidade de Samambaia que foi presenteada com a abertura do ciclo de palestras do projeto Esporte e Cidadania, uma parceria entre Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF. Em Ceilândia, a psicóloga Beatriz Moutella liderou uma palestra sobre drogas. Já em São Sebastião, a também psicóloga Julia Zenni foi a responsável por alertar a sociedade sobre a gravidade do bullying.
Confira o cronograma do ciclo de palestras:
Centro Olímpico Ceilândia
26/11 (sábado), às 14h30: Palestra sobre violência doméstica com Maruska Pimentel Ribeiro, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República;
17/12 (sábado), 14h30: Palestra sobre bullying com a psicóloga Júlia Zenni.
Endereço: QNP 21, Cj. M, Área Especial – Parque da Vaquejada.
Centro Olímpco de  São Sebastião
26/11 (sábado), às 14h30: Palestra sobre drogas com a psicóloga Beatriz Moutella;
17/12 (sábado), às 14h30: Palestra sobre violência doméstica com Maruska Pimentel Ribeiro, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Endereço: Bairro São Bartolomeu, Quadra 1.
Informações: (61) 3335-2335
Centro Olímpico Samambaia
26/11 (sábado), às 14h30: Palestra sobre bullying com a psicóloga Júlia Zenni;
17/12 (sábado), às 14h30: Palestra sobre drogas com a psicóloga Beatriz Moutella.
Endereço: QS 119, Área Especial 01 – Samambaia Sul.
Informações: (61) 3459-0102
Texto e foto: João Paulo Resende

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply