O tradicional domingo de enrolar na cama e acordar tarde foi substituído por hábitos diferentes. Antes das 9h, cerca de 60 meninos e meninas já estavam de pé, a postos na Associação Francisco de Assis (Asfa). A razão principal: a inauguração da biblioteca comunitária da entidade, planejada há aproximadamente um ano, que enfim saiu do papel e ergueu-se na Quadra 12 da Estrutural.
Convidada para o evento, que incluiu ainda uma série de brincadeiras para entreter os jovens, a escritora Miriam Dusi encantou as crianças com a narrativa e as perguntas sobre a crônica A grande viagem. Ouvidos atentos, os meninos se concentraram para não errar nenhuma das questões, respondidas animadamente em voz alta e em meio a gargalhadas. Funcionou: a principal proposta da crição da biblioteca é, justamente, tornar o livro um objeto de entretenimento e diversão.
Quem amanheceu a segunda-feira disposto a embarcar de vez na aventura literária pode esperar uma boa programação pela frente. A cada duas semanas, além de locarem um novo exemplar, os associados da Asfa vão discutir e relatar os detalhes do enredo. “Muitos sabem ler, mas não entendem o que leem. São analfabetos funcionais”, explica o bibliotecário Luciano Ambrósio, um dos idealizadores do projeto. O estímulo começou no domingo mesmo. Já na inauguração, todas as crianças levaram para casa uma pasta com um livro dentro.
O acervo, ainda em processo de arrecadação, conta com cerca de 700 unidades. O foco é o público infantil, mas também há exemplares didáticos e alguns — ainda em número escasso — voltados para adultos. Boa parte do material foi trazida por Regina dos Santos, criadora da biblioteca. A lista de presentes de seu aniversário, no ano passado, foi composta por um só item: livros.
Outros projetos
A inauguração da biblioteca é apenas o primeiro passo. Com a chegada da doação do segundo computador, a Asfa planeja oferecer, em breve, oficinas de informática aos jovens. Além da inserção tecnológica, há a prioridade em instalar programas que fazem a leitura para cegos. “Quero que tenha audiolivros, assim todo mundo pode ler. Mesmo para quem não precisa do sistema, é interessante saber como se dá a leitura por voz”, explica Luciano Ambrósio, que é deficiente visual.
Saiba mais
A biblioteca está localizada na Quadra 12, Conjunto D, Lote 45. Interessados em conhecer ou apoiar o local podem entrar em contato com o Luciano pelo número
9243-7525.
Fonte;http://www.cenaestrutural.com
Estrutural ganha biblioteca
Tag:
Nenhum comentário: