Você conhece sua região íntima? Ou, melhor dizendo, tem intimidade com sua própria vagina? Conhece a anatomia desse órgão? Segundo as ginecologistas consultadas pelo Tempo de Mulher, boa parte das mulheres tem dúvidas sobre qual a forma correta de realizar a higiene da vagina.
"No meu consultório ginecológico tenho um espelho acoplado ao foco de luz e faço questão de apresentar à sua dona, tão misterioso órgão. Umas virão o rosto, dizem, cruz-credo, doutora, esconde isto daí. Outras arregalam os olhos, nossa, ela é assim? Algumas olham curiosas, fazem perguntas, querem ser apresentadas", conta a sexóloga e ginecologista Carol Ambrogini, que também é coordenadora do Projeto Afrodite, um centro de sexualidade feminina do Departamento de Ginecologia da Unifesp.
Carol conta que muitas mulheres têm dúvidas sobre a secreção vaginal e acham sempre que estão com corrimento, quando, na maioria das vezes, é uma secreção normal. "Elas também não sabem como deve ser feita a higiene. Faço questão de explicar a anatomia e a função, o básico que poucas sabem sobre si mesmas, afinal, falta coragem de se conhecer, de se olhar e se tocar a fundo", explica a ginecologista.
No consultório da ginecologista e obstetra Barbara Murayama, as mulheres ainda têm muitas dúvidas sobre a própria anatomia da vagina. "Onde é o clitóris, como a vagina é por dentro, onde ela acaba. Muitas dúvidas também surgem sobre como fazer a higiene correta", revela Barbara, que também é membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Clique nas imagens e veja 10 coisas sobre a vagina
Nenhum comentário: