Genoino será homenageado pela Câmara com medalha Constituinte
Agraciados vão receber medalhas ouro, prata e bronze
ISABEL BRAGA
O deputado federal José GenoínoFoto: Aílton de Freitas
BRASÍLIA. Em comemoração aos 25 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988, a Câmara decidiu entregar medalhas a autoridades, constituintes e jornalistas em solenidade que será realizada nesta quarta-feira. Todos os constituintes serão agraciados com a Medalha Assembleia Nacional Constituinte, mas cinco deles foram selecionados pela Câmara para receber durante a solenidade, representando os demais. Na lista dos 50 agraciados com a medalha de prata estão todos os deputados que foram constituintes e estão atualmente com mandato, entre eles o deputado licenciado e condenado pelo Supremo Tribunal Federal no mensalão, José Genoino (PT-SP).
De acordo com a Câmara, Genoíno - que está de licença médica - não virá e quem receberá a medalha por ele será o irmão e líder do PT na Casa, José Guimarães (CE). Além dos deputados que foram constituintes e estão com mandato atualmente, as lideranças partidárias escolheram nomes para representar e receber a medalhas. Entre os escolhidos está o senador constituinte e ministro da Educação na época do regime militar, Jarbas Passarinho.
A solenidade irá distribuir quatro medalhas Assembleia Nacional Constituinte categoria ouro, para os quatro presidentes de Poder do país: a presidente Dilma Rousseff, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa. A assessoria da Câmara disse que todos confirmaram presença no evento.
Serão distribuídas ainda medalhas de bronze para jornalistas e servidores públicos que acompanharam os trabalhos da Constituinte, entre eles os jornalistas Jorge Bastos Morenos, Ricardo Noblat, Carlos Monfort, Cristiana Lobo, Tereza Cruvinel, Eliane Catanhêde, Sônia Carneiro entre outros, além do atual secretário geral da Câmara, Mozart Vianna.
Na solenidade, além do presidente da Câmara, Henrique Alves, o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que foi presidente do Congresso na época, fará discurso em nome de todos os constituintes.
http://oglobo.globo.com/pais/genoino-sera-homenageado-pela-camara-com-medalha-constituinte-10297997
Nenhum comentário: