Pelo critério de evolução no ranking, a instituição brasiliense só perde para a Universidade Estadual Paulista (Unesp), que teve nota 6,6% maior em relação ao ano anterior e subiu seis posições, alcançando a 11º colocação (leia quadro). O avanço reflete no desempenho geral do Brasil. O país domina o ranking, com dois estabelecimentos de ensino superior no top três, 11 entre os 30 primeiros e 28 entre os 100. Além disso, a Universidade de São Paulo (USP) ostenta há três anos a liderança da tabela.A Universidade de Brasília (UnB) aparece como a segunda instituição de ensino superior que mais cresceu na avaliação da QS Quacquarelli Symonds University Rankings da América Latina, levando em conta as 30 melhores do ano passado. A universidade subiu quatro posições e, agora, ocupa o 21º lugar entre todas da região, o 8ºentre as brasileiras e o 6º em relação às federais. A nota aumentou 5,8% em comparação ao ano anterior, puxada pela quantidade de professores doutores, a reputação acadêmica e a produção de artigos.
O decano de Graduação da instituição, Mauro Rabelo, destaca que o incentivo à pesquisa na UnB ajuda a aumentar a credibilidade da instituição. “Temos grupos com pesquisadores de excelência, com produtividade elevada, o que puxa os indicadores para cima”, afirmou.
“A qualidade do ensino na Universidade de Brasília é gratificante, porém a UnB já esteve melhor colocada. Na edição do ranking de 2011, a universidade ficou em 11º lugar. Em 2012, caiu e, neste ano, apresentou um avanço considerado significativo”, disse Evandro Garla.
De acordo com a reportagem do Correio Braziliense, a UnB ainda precisa investir na infraestrutura de ensino e pesquisa e aumentar os programas de cooperação com instituições de outros países.
com informações do Correio Braziliense
Geysa Albuquerque
Assessora de Imprensa - Dep. Evandro Garla
3348-8100 - 81232123 - 7815-8266
Assessora de Imprensa - Dep. Evandro Garla
3348-8100 - 81232123 - 7815-8266








Nenhum comentário: