por Artur Benevides
Foto: Roberto Barroso
Em inspeção técnica realizada nesta segunda-feira (20) na fábrica da Caio Induscar, em Botucatu (SP), o governador Agnelo Queiroz autorizou o início da produção dos primeiros ônibus do novo Sistema de Transporte Público Coletivo do DF (STPC/DF). A frota zero quilômetro começa a circular em julho na chamada Bacia 5, que compreende as cidades da área oeste – onde estão Ceilândia, Brazlândia e Taguatinga.
A Caio Induscar recebeu a encomenda da Viação São José, que fará circular 576 novos ônibus na bacia 5. Esta área do novo STPC movimentará R$ 1,7 bilhão nos primeiros dez anos de operação. O governador, o vice-governador Tadeu Filippelli, que coordena a área de infraestrutura, e mais o secretário de Transportes, José Walter Vazquez, e o diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella, inspecionaram protótipos dos novos ônibus, aprovaram os modelos e autorizaram o começo imediato da produção.
O governador ficou positivamente impressionado com o protótipo. “O padrão de modernidade, tecnologia, conforto e sustentabilidade dos veículos vai devolver aos cidadãos do DF o direito a um transporte público de qualidade e tirar a Capital da incômoda posição de pior serviço entre as 17 maiores cidades latinas”, opinou Agnelo Queiroz.
Todos os novos ônibus terão acessibilidade universal e utilizarão Padrão Euro 5, o que significa que emitem 180 vezes menos partículas poluentes do que os atuais ônibus do DF. “A partir de novembro, quando toda a frota nova estiver em operação, Brasília terá os ônibus mais modernos e ambientalmente mais sustentáveis de todo o País”, garantiu Filippelli.
NOTIBRAS
Nenhum comentário: