sponsor

sponsor

Slider

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Evandro Garla fala sobre a epidemia de dengue no Distrito Federal




O Governo do Distrito Federal (DF) aumentou as ações de combate à dengue e reforçou o alerta à população sobre a necessidade de eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti. A preocupação, segundo as autoridades, é em relação ao aumento da incidência do vírus tipo 4, de circulação recente no país, em regiões próximas.

Há uma epidemia de dengue em municípios goianos. De acordo com a secretaria estadual de Saúde de Goiás, somente em Goiânia foram confirmados 36.045 casos de dengue este ano, sendo que 71% correspondem ao tipo 4.

A subsecretária de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, Marília Cunha, explica que este tipo de vírus pode causar complicações mais graves. “É um vírus que causa complicações mais agressivas, com maiores chances de o paciente ter febre hemorrágica, que pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada apropriadamente”, explicou.

Ela enfatizou que o governo está concentrando esforços na retirada de lixo, principalmente nas regiões administrativas de Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho 2 e São Sebastião, que apresentam os maiores números de casos em 2013.

De acordo com Marília Cunha, trata-se de uma situação “extremamente preocupante”. Ela ressaltou que cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes Aegypti estão dentro das residências. “Por isso é fundamental que a população se envolva nesse combate e separe dez minutos do seu dia para eliminar esses focos”, destacou.


Nos três primeiros meses deste ano, 957 pessoas foram infectadas. Dessas, 435 contraíram a doença no Distrito Federal, número 405% superior ao registrado no mesmo período de 2012. A maioria dos focos do mosquito está em residências.

A desatenção nos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue cobrou seu preço no Distrito Federal. Entre janeiro e março deste ano, o número de pessoas infectadas pelo vírus da doença chegou a 957, ou 75% a mais do que o registrado em igual período de 2012. Chama a atenção das autoridades sanitárias o crescimento de casos contraídos na capital. No primeiro trimestre do ano passado, 86 pessoas foram contaminadas no DF. Este ano, o número saltou para 435, ou 405% a mais.

Aumentou também o total de notificações: 2.908, quase o triplo do total verificado nos primeiros três meses do ano passado.


Desde 2011, o deputado Evandro Garla preocupado com a epidemia de dengue na Capital Federal sugeriu ao secretário de Saúde, Rafael Barbosa, uma campanha de conscientização com o apoio da juventude, porém ele não obteve resposta.“Fui com o Movimento Social chamado Força Jovem Universal do qual eu participo (FJB) e falei da importância de se fazer um trabalho de conscientização, mas o secretário de Educação não quis fazer essa parceria. É muito triste ver essa epidemia de dengue assolando a população do DF, e saber que poderíamos estar livres dessa doença há muito tempo”,ressaltou.


Com informações do Correio Braziliense e da Agência Brasil.


--
Geysa Albuquerque
Assessora de Imprensa - Dep. Evandro Garla

3348-8100 - 81232123 - 7815-8266

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply