sponsor

sponsor

Slider

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Atendimento no lixão da Estrutural, no dia Internacional da Mulher


Meninas do CEF 01 da Estrutural são vacinadas contra HPV


Atendimento no lixão da Estrutural, no dia Internacional da Mulher
As moradoras do lixão da Cidade Estrutural terão atendimento ginecológico nesta sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, no lançamento da campanha “Eu me cuido”, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A partir das 8h, um ônibus com três médicos, estará na área do lixão, para realização do exame preventivo de câncer de colo de útero.

Além da Estrutural, a campanha “Eu me cuido” será desenvolvida também no Riacho Fundo I e II, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Vargem Bonita, Guará I e II e Estrutural. Todos os postos de Saúde dessas localidades disponibilizarão ao menos um consultório ginecológico nesta sexta-feira, para a realização de exames de papanicolau e de citologia cervico-vaginal. Também serão feitos exames nos postos nº 5 do Lago Sul e nº 1 ,6, 7 e 8 da Asa Sul. Cada local contará com dois profissionais de saúde para fazer a coleta, das 8h às 13h e das 14h às 18h.

O objetivo da campanha, que será realizada ao longo deste ano em todas as regionais do DF, é atender mulheres que estão em situação de risco para o câncer de colo de útero. Quando esta doença é diagnosticada precocemente, o tratamento é mais simples e mais eficaz. “O exame preventivo salva vidas, uma vez que permite o diagnóstico de lesões de colo de útero antes que elas sejam verdadeiros cânceres”, afirma a coordenadora de anatomia patatológica e chefe da central de citopatologia da secretaria, Maria de Felipe Martinez.

Nesta ação, os exames serão realizados apenas em pacientes de 25 a 64 anos, que nunca fizeram preventivo, ou que estão sem fazer há três anos ou mais; que têm vida sexual ativa e que têm colo de útero. As mulheres que desejam fazer o preventivo, mas não estão dentro dessas condições, devem ir ao posto de Saúde e agendar o exame para uma data posterior.

Todas as pacientes que apresentarem resultados citopatológicos alterados terão a garantia do tratamento em tempo hábil na SES. Nenhuma mulher que precise de tratamento para as lesões precursoras do câncer ou para o câncer de colo de útero deixará de receber a devida atenção e tratamento no sistema público de Saúde do DF.

Desde 2012, essas pacientes são contatadas e agendadas pela própria Secretaria, para garantir o tratamento após o diagnóstico. Por isso, é importante que as pessoas forneçam sempre o endereço atualizado e um telefone para contato, onde a pessoa possa ser encontrada nos casos de alteração.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply