Em 2014, o projeto terá a primeira turma de ensino médio
Eduardo Prestes / Fotos: Cedidas
A fazenda Nova Canaã prepara a volta às aulas, neste ano, para o início de fevereiro. Sediada na cidade de Irecê, a 500 quilômetros de Salvador, as instalações do projeto autossustentável vão receber mais de 600 alunos no próximo dia 4. De acordo com o diretor da Nova Canaã, o pastor Miguel Berreilho, são 52 novos estudantes.
O projeto da fazenda surgiu de uma ideia do bispo Edir Macedo para tentar ajudar os moradores de Irecê, quando assistiu a uma matéria do programa “Repórter Record” que mostrava a situação de miséria causada pela seca e perda das lavouras. Este ano, a Nova Canaã completará 12 anos.
Um dos pontos fundamentais da fazenda é a educação. “Atendemos crianças a partir dos 3 anos. O projeto contempla todo o ensino fundamental, com disciplinas de História, Geografia e Línguas Estrangeiras. Somos um exemplo na Bahia.” Para o ano que vem, o diretor promete uma novidade: “Vamos ter a primeira turma de ensino médio, que deverá ter uma média de 48 alunos.”
Diferencial de educação
Diferente de muitas escolas que iniciam o período letivo após o carnaval, o começo das aulas na Nova Canaã ocorre antes desta data. “É uma forma de auxiliar as crianças e famílias que contam com o nosso apoio.” O diretor conta que, em Irecê, mesmo com o trabalho realizado pela Nova Canaã, há uma carência muito grande.
“Há várias casas de pau a pique sem banheiros e sem água. É normal que as crianças, novas na escola, se assustem quando vão tomar banho de chuveiro pela primeira vez”, comenta.
Além da higiene, a alimentação também é uma preocupação da direção: “As crianças chegam às 7 da manhã, tomam banho, café da manhã e assistem às aulas. Às 3 da tarde, recebem o lanche preparado com o que é produzido aqui e levam pães para casa”, afirma o diretor.
A fazenda Nova Canaã também possibilita às crianças a prática de esportes como judô, natação e futebol. “A intenção é ter um atendimento completo”, conclui Berreilho.
FONTE: ARCA UNIVERSAL
Nenhum comentário: