
Quatro crianças órfãs de pai e que foram abandonadas pela mãe; outras sete crianças que são cuidadas pela irmã mais velha, de 17 anos; a menina de 13 anos que roda mais de 200 quilômetros por dia, para receber R$ 200 no final do mês; as crianças albinas que são perseguidas na África por crendices populares; no Repórter Record deste domingo (14), Marcelo Rezende mostra como é a triste vida de crianças abandonadas em diversas regiões do planeta. Nossas equipes percorreram mais de dez mil quilômetros para contar essas histórias.
Você vai acompanhar o sofrimento das quatro crianças que foram abandonadas pela mãe, sendo que já tinham perdido o pai de maneira trágica. São quatro meninas e meninos largados à própria sorte, em Moçambique, na África. Elas moram em um casebre de barro, sem comida, sem remédios e sem nenhuma assistência social. Quem cuida de todos é o mais velho, de apenas 11 anos. E o mais novo tem apenas 4 anos. Fomos visitar essas crianças para saber como é a rotina delas. O que elas fazem para comer, viver e se proteger.
De São Paulo, você vai conhecer a história das sete crianças que perderam o pai e hoje são protegidas pela irmã de 17 anos. A mãe já foi presa quatro vezes por furto. Quem traz dinheiro para casa é a avó das crianças que trabalha como carroceira. As netas de 10 e 12 anos ajudam a recolher lixo nas ruas. Que vida é essa? O que elas podem esperar do futuro? O que a sociedade pode fazer por elas?
Ainda no Brasil, muita criança que vende bala nos semáforos acaba sustentando a família. É o caso da garota de apenas 13 anos que viaja mais de 200 quilômetros todos os dias e no final do mês tem que se contentar com R$ 200 recolhidos nos semáforos da grande cidade. O que a vida ensina para essa criança que não sabe o que é brincadeira? Quais os sonhos dela?
E ainda, a cruel perseguição às crianças albinas na Tanzânia, na África. Por crendice popular, elas são perseguidas. São assassinadas e tem os membros do corpo disputados por curandeiros. Em um dos casos, a criança seria assassinada pelo próprio pai para ser vendida. Com isso, vivem em total isolamento. Isso quando conseguem sobreviver, já que um albino costuma viver até os 30 anos. Essas e outras histórias de crianças órfãs pelo mundo, você vai acompanhar com Marcelo Rezende no Repórter Record, logo depois do Domingo Espetacular.







Nenhum comentário: