sponsor

sponsor

Slider

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Sérgio Lemberck

(Presidente Nacional do PRB Verde)
Publicado por Redação PRB
Escolhido para ser o presidente nacional do PRB Verde, Sérgio Lemberck é o idealizador e criador do primeiro aterro sanitário nos padrões da engenharia no País. Engenheiro e pesquisador na área ambiental há 20 anos, Lemberck acredita que o Brasil tem potencial para ser a principal potência do mundo e defende que a educação ambiental deveria receber mais investimento.  “Num programa médio de seis meses, por exemplo, o próprio cidadão poderá ser multiplicador destes ideais e, com isso, teremos um povo educado e entendedor de que, sem a conscientização ambiental, nós não teremos qualidade de vida”, enfatiza.



1) Como foi o convite para assumir a presidência nacional do PRB VERDE?
Sérgio Lemberck – Eu já ocupava o cargo de presidente regional do PRB Verde-RJ e desenvolvi propostas para o equilíbrio e a sustentabilidade ambiental no Estado. Tendo conhecimento disso, o presidente Marcos Pereira me fez o convite, pois ele acredita nas soluções tecnológicas voltadas para os grandes problemas ambientais que apresentei. Sou pesquisador, engenheiro, administrador e gestor há 20 anos na área ambiental; além disso, venho desenvolvendo vários projetos no Brasil e no exterior. Eu pensava que já tinha passado por todas as emoções na vida, mas foi o PRB que me deu mais luz, mais motivação.

2) O que o senhor pretende fazer neste primeiro ano de mandato?
Sérgio Lemberck – Eu só trabalho com base em resultados reais. Pretendo implantar os novos projetos tendo em vista os projetos positivos já realizados. O ano de 2012 é muito especial para o Brasil, pois haverá o grande acontecimento mundial ambiental da ONU chamado “Rio+20”. O PRB Verde estará presente nesta conferência para apresentar soluções tecnológicas nas áreas de lixo e esgoto. A meta é apresentar uma solução definitiva para o tratamento deles, visando à autossuficiência e o baixo custo, além da qualidade de vida da população brasileira.

3) Falando em tratamento de lixo, foi o senhor quem fez o primeiro aterro sanitário nos moldes da engenharia?
Sérgio Lemberck – Digo que foi o PRB que fez. Eu sou PRB e me orgulho disso. O PRB é o único partido no Brasil que recebeu licença ambiental para construir o primeiro aterro sanitário dentro dos padrões da engenharia no País. Na ocasião, eu exercia o mandato de secretário do Meio Ambiente do município de Seropédica, no Rio de Janeiro.  Este aterro, que já está em funcionamento, recebe todo o lixo da cidade metropolitana do Rio. Em média, são nove mil toneladas de lixo diariamente.

4) O senhor acha que a população brasileira tem preparo quanto às questões ambientais?
Sérgio Lemberck – Infelizmente, não só a população e a mídia brasileira, como também o mundo – principalmente os países em desenvolvimento – não têm preparo. Fala-se muito em sustentabilidade ambiental, porém, não se sabe muito a respeito.

5) E o que o senhor propõe?
Sérgio Lemberck – A minha proposta é fazer um trabalho amplo voltado para a conscientização ambiental calçada em dois pilares: um é o equilíbrio ambiental e o outro é a sustentabilidade ambiental, que, por sua vez, está calçada em três pilares. São eles os aspectos sociais, econômicos e ambientais. A partir do momento em que se tiver o equilíbrio entre eles, além do equilíbrio dos biomas ambientais, aí, sim, nós poderemos dizer que somos um país preparado e que temos sustentabilidade e consciência ambiental.

6) Como motivar a sociedade em relação a isso?
Sérgio Lemberck – A hora de motivar a sociedade é essa, é agora. Nós tivemos uma lacuna de 20 anos que deixou o meio ambiente de lado. Acredito que a mola propulsora de mudança se chama educação. E, dentro da minha área, existe a educação ambiental, que pretende conscientizar a sociedade na visão do equilíbrio. É por causa disso que pretendo como presidente do PRB Verde fazer palestras, conferências e visitas por meio de programas de educação ambiental. O objetivo é envolver a sociedade civil organizada, como também instituições religiosas e escolas. Em um programa médio de seis meses, por exemplo, o próprio cidadão poderá ser multiplicador desses ideais e, com isso, teremos um povo educado e entendedor de que, sem a conscientização ambiental, nós não teremos qualidade de vida.

6) E como o senhor pretende fortalecer esse ideal nos estados?
Sérgio Lemberck – Pretendo fortalecer esse ideal através de toda estrutura que já existe no PRB, que, aliás, se mostrou muito eficiente juntos às militâncias, inclusive às regionais. Também, pretendo planejar, elaborar e implantar programas e projetos estaduais/municipais por meio dos programas e das diretrizes institucionais do partido.

7) Para o senhor, qual o diferencial do PRB Verde?
Sérgio Lemberck –  Além de estar em um partido republicano voltado para o desenvolvimento e implantação de políticas públicas eficientes, acredito no resultado da somatória desta eficiência que dará o equilíbrio socioeconômico-ambiental para o País. Além disso, o PRB Verde se preocupa com o profissionalismo da equipe; com isso, o nosso grande diferencial é, em primeiro lugar, a sensibilidade; em segundo, a competência; em terceiro, a qualidade; e em quarto, o resultado. Mas o nosso grande diferencial para atingir isso tudo é o conhecimento.  O PRB Verde, como toda estrutura do partido, possui profissionais altamente qualificados vindos de grandes empresas e universidades. Não tenho dúvidas de que os brasileiros estão percebendo isso.

8) O senhor acredita que o Brasil pode ser um país melhor?
Sérgio Lemberck – Sim. Na minha previsão, o Brasil em três ou quatro anos será, provavelmente, a maior potência mundial econômica. Nós temos geograficamente um continente, temos os maiores recursos naturais e minerais do mundo, além de uma cultura multidisciplinar riquíssima. Temos também o petróleo e o pré-sal, além de termos um povo feliz, mesmo com as adversidades do passado. O Brasil tem uma história de muito amor, mas passou por um período muito ruim. Com certeza, daqui para frente, o Brasil será ainda melhor, irá crescer e eu quero fazer parte deste crescimento como agente de transformação junto ao PRB.

9) Para o senhor ser 10 é...
Sérgio Lemberck – Ser 10 é fazer parte de uma sociedade feliz, mas com saúde. É ser voltado para um futuro promissor, em que nossa futura geração terá orgulho de nós, pois teremos deixado para ela uma sociedade nota 10.

Por Jamile Reis
Foto Douglas Gomes
Fonte:PRB10

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply