sponsor

sponsor

Slider

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Pedido de emergência para a seca em Sergipe

Deputado Heleno Silva se reúne com ministro na tentativa de ajudar na solução do problema
Publicado por Redação PRB
 
BRASÍLIA (DF) – O deputado federal Heleno Silva (PRB-SE) integrou uma comitiva de prefeitos de Sergipe durante uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. A reunião foi agendada pela Associação dos Municípios do Centro-Sul de Sergipe (Amurces).

Os prefeitos estiveram em Brasília pedindo ajuda urgente do governo federal para as regiões que estão com decretos de emergência homologados desde 2011, devido à estiagem. Heleno Silva chamou a atenção para a previsão de que até junho não ocorram chuvas regulares na região do semiárido.

“Infelizmente, a Companhia de Abastecimento do Sergipe (Deso) não ajuda e a Operação Pipa é um desastre. Precisamos de uma parceria urgente entre os governos estadual e federal para mudar essa situação. Trata-se de uma região importante, que concentra 90% da bacia leiteira de Sergipe, e que está totalmente desamparada”, advertiu o parlamentar republicano.

Em alguns locais, como Poço Redondo, não chove há oito meses e a situação se complica a cada dia. “Nós temos uma área de 1.119km² com 34 assentamentos, oito povoados e uma população de 32 mil habitantes sem uma gota d’água. Compramos água para tentar amenizar a situação, mas tem sido insuficiente”, relatou o prefeito José Roberto (PT).

José Arinaldo (DEM), da cidade de Frei Paulo, também advertiu para a situação de seu município. Segundo ele, ainda mais grave porque a empresa que deveria garantir o abastecimento de água está cobrando R$ 20 por caminhão-pipa. “Nossa situação é terrível. Além de pagar quase R$ 7 mil à Deso, os homens do Exército, que trabalhavam na Operação Pipa, foram deslocados para Salvador por conta da greve da PM baiana. Decretamos emergência há 90 dias e estamos renovando o pedido, só que até agora não recebemos ajuda dos governos estadual e federal”, reclamou o prefeito, que teve o pedido de reconhecimento do seu decreto de emergência negado pela Defesa Civil Nacional.

O prefeito de Poço Verde (outro município em estado de emergência) e presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul de Sergipe (Amurces), Antônio da Fonseca Dórea, o “Toinho de Dorinha”, chamou a atenção do ministro, afirmando que a Operação Pipa não é suficiente para mudar a situação das cidades prejudicadas. “Até o momento, seis meses depois dos primeiros sinais de seca, o governo federal não liberou nenhuma verba específica para ações mais concretas de combate à seca, como a construção de pequenas barragens, açudes ou poços artesianos. Tudo permanece na mesma”, lamentou.

Projeto Piloto

Fernando Bezerra ouviu atentamente o relato dos prefeitos e comunicou a eles que o ministério estará fazendo de Sergipe o "Estado Piloto" para receber um programa inédito do governo federal. O projeto, que ainda não tem nome, tem por objetivo incrementar ações definitivas para garantir, durante os 12 meses do ano, abastecimento de água permanente no semiárido nordestino. “Esse piloto irá complementar as ações do programa Água para Todos, assegurando a oferta permanente de água para que deixe de ser uma excepcionalidade. Já definimos que Sergipe será o estado que dará início ao projeto, que atenderá em torno de 32 municípios”, destacou.

O ministro pediu aos parlamentares e prefeitos que acionem o governo estadual para que essa parceria seja realizada o quanto antes. “Estamos disponíveis para ir a Sergipe antes do Carnaval. Nosso objetivo é que até maio este projeto seja lançado no Estado”, disse.

Em relação às ações emergenciais, o ministro sugeriu que os municípios atingidos pela seca providenciem o pedido para a aquisição do cartão da Defesa Civil, que é utilizado em caso de calamidade. Com o cartão, o Ministério da Integração deposita em uma conta bancária o valor do benefício solicitado, que pode ser usado para o pagamento de caminhões-pipa.

Após a reunião, O deputado Heleno Silva se comprometeu a monitorar o andamento do projeto piloto e interceder junto ao governo federal para que todas as providências sejam tomadas de forma a minimizar os efeitos da estiagem no Sergipe. “Vamos permanecer alertas e pressionar para que esses pedidos, mais do que justos, sejam atendidos o mais rápido possível”, concluiu.

Por Paulo Gusmão
Com informações e foto do Infonet.com

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o e-mail pautas@prb10.org.br.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply