Por Wagner Alves
A neuropsicóloga Elza Maestro da Secretaria do Idoso realizou nessa quinta-feira (19) uma palestra com o tema “Entendendo Demência”. Para ela, o termo demência se refere à deterioração da função mental que é diagnosticado no comportamento. “Demência é uma doença orgânica que faz com que aconteça a perda dos domínios cognitivos nos indivíduos”, afirmou.
Elza explicou que existem quatro tipos de demências: Alzheimer, Demências Vasculares, Demência com Corpos de Lewy, Demência Frontotemporal.
Segundo o Ministério da Saúde existem vários tipos de Demências:
Demência de Alzheimer: Inicio insidioso, perda de memória e declínio cognitivo lento e progressivo. No inicio, a pessoa apresenta dificuldade para lembrar-se de fatos recentes e para aprender coisas novas, e lembrar-se de coisas que ocorreram no passado mais distante.
Demência Vascular: Inicio abrupto, geralmente, após um episódio vascular de deterioração em degraus (alguma recuperação depois da piora) e flutuação do déficit cognitivo ( Dias de melhor ou pior performance). Apresenta sinais focais de acordo com a região cerebral acometida.
Demência de corpus de Lewi: Flutuação na cognição, alucinações visuais recorrentes bem formadas (ex: a descrição de uma pessoa, produto da alucinação, com detalhes) e parkinsonismo precoce (rigidez, acenesia e fáceis amímica).
Demências Frontotemporais: Inicio pré-senil (a partir de 45 anos), apresenta mudanças na personalidade e no comportamento e/ou alteração da linguagem como características iniciais bem marcantes. É comum alterações do comportamento sexual, com desinibição, jocosidade e hipersexualidade, além de hiperoralidade, hiperfagia com ganho de peso e obsessão em tocar objetos. O comprometimento da memória é geralmente mais tardio.
Nenhum comentário: