Evento promovido pela Secretaria de Segurança Pública discute integração e unificação das ações dos Conselhos Comunitários de Segurança
Suzano Almeida, da Agência BrasíliaA Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP), por meio da Subsecretaria de Programas Comunitários (Suproc), realizou nesta quarta-feira (7/12), o Seminário para Integração e Unificação das Ações dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) do DF. O objetivo do evento é fortalecer a integração entre os membros efetivos da segurança pública e os diretores dos conselhos regionais, qualificando a atuação dos membros.
A partir da qualificação, os componentes dos Consegs poderão discutir e sugerir propostas para a atualização do decreto que dispõe sobre a denominação, finalidade, estrutura, composição, atribuições dos componentes, funcionamento e forma de atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal e sobre a criação de novos Conselhos e dos Núcleos Comunitários de Segurança.
“Esperamos que este canal de comunicação e diálogo seja mantido com todos os representantes dos Consegs. Vamos usar o conhecimento de cada um destes especialistas em segurança pública para dar um atendimento equilibrado e de acordo com a demanda de cada região”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Torres Avelar.
Sandro Torres Avelar ainda lembrou que o Conseg trabalha em parceria com os órgãos que compõem a Secretaria de Segurança Pública – Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do DF (Detran), Polícia Civil e Polícia Militar – por meio de palestras de orientação e também fornecendo estrutura para mobilidade. “Já conseguimos viaturas e, em alguns casos, com representantes regionais e administradores, materiais de capacitação de gestores”, exemplificou.
Para o vice-presidente do Conseg do Guará, José Soares Gurgel, os conselhos de segurança são um pacto entre sociedade e governo. Há dois anos, Gurgel acompanha o trabalho do grupo, mas somente nesta gestão interessou-se de fato pelo assunto. “Promovemos aqui uma aproximação entre polícia e comunidade, principalmente no combate às drogas e aos excessos do consumo de álcool”, destacou, lembrando que a ideia dos conselhos é realizar a integração entre as forças de segurança e a comunidade, que serve de fonte para a resolução de crimes, além de sugerirem ações.
Participaram ainda da cerimônia de abertura o subsecretario do Suproc, coronel Cirlandio Martins dos Santos; o presidente Nacional dos Consegs, José Neife de Alcântara; o representante da Secretaria de Governo, Guilherme Augusto Bittencourt Maciel; o chefe do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos do DF, coronel Nelson Garcia; e o representante do Ministério da Justiça, professor Ernesto Erivelton Rodrigues.








Nenhum comentário: