Projeto cultural leva cidadania às comunidades de baixa renda por meio do cinema e das artes
Tamanho da Fonte Redação Jornal Coletivo
Apresentação de cinema e atrações culturais são a mola mestra de um programa que procura promover inclusão social com arte
A população da Cidade Estrutural pode começar a se preparar para um fim de semana diferente. E na próxima sexta e sábado (9 e 10/12) chega à comunidade local o Cineshow, um projeto que já comemora três anos de atuação na área da inclusão cultural em comunidades de baixa renda e que em 2011 levou cinema e música a seis cidades.
“O Cineshow nada mais é do que mais um instrumento usado por nós na luta pela igualdade de oportunidades para todas as classes que necessitam de entretenimento e cultura”, ressalta o coordenador Kleber Moraes. Segundo Kleber, o foco é sempre o público jovem e a linguagem para atingi-lo é o audiovisual. “Disponibilizamos para as comunidades acesso às obras cinematográficas brasileiras com temáticas importantes para as novas gerações”, explica.
As atividades não se restringem apenas ao cinema. Na verdade, as exibições de filmes servem como chamariz para a apresentação de grupos e artistas locais. “Disponibilizando estrutura de palco, som e luz para apresentações de artistas das cidades”, diz Kleber. Foi com essa fórmula que o Cineshow reuniu, em plena quinta-feira, um público de mais de 3 mil pessoas.
No Distrito Federal, a “caravana cultural” já percorreu as ruas de Sobradinho II, Varjão, Itapoã, Planaltina e São Sebastião. A programação oferece sempre exibições de um longa-metragem e dois curtas-metragens. Entre os filmes exibidos, destaque para o longa-metragem Meninas, de Sandra Werneck. “O filme trata da gravidez na adolescência e desperta o interesse de pais e filhos em um problema muito comum nas periferias brasileiras”, explica o coordenador do projeto. Dos artistas da cidade que se apresentarão, destaque para o grupo Arte da Sedução, Swing Total e Os I Love You, entre vários outros.







Nenhum comentário: