Secretário Ricardo Quirino promove oficinas gratuitas, que ensinam a comunidade a reutilizar material do dia a dia
Brasília (DF) - A Fundação Republicana Brasileira juntamente com a Secretaria Especial do Idoso estrearam o Projeto “Reciclasse”, que promove oficinas gratuitas de reciclagem à comunidade. A estreia, realizada pelo Secretário Ricardo Quirino, aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI do Varjão).
A coordenadora institucional da Fundação Republicana Brasileira, Cristina Pedra, ressalta a finalidade do grupo. "O objetivo dessa oficina é levar uma atividade ocupacional e cidadã para reciclar o material que utilizamos no dia-dia", explica.
Segundo Cristina, a meta é promover um bazar no final de novembro. “O curso será semanal. Essas alunas que estão aqui na primeira aula vão ensinar outras que chegarão. Elas podem aproveitar as oficinas para fazer seus próprios presentes de final de ano," acrescentou a coordenadora.
Durante o curso, as professoras ensinaram que reciclagem é dar um novo ciclo para o material. “É dar novas vidas para os objetos", enfatizaram.
O material utilizado para fazer bolsas, bonecos, caixinhas e outros objetos é facilmente encontrado no cotidiano, como tampinhas de garrafas, potes de iogurtes, caixas de leite, recipientes de desinfetantes e outros materiais.
O secretário do Idoso Ricardo Quirino enfatizou as atividades oferecidas para a terceira idade.
"Estamos começando a primeira aula do curso de reciclagem aqui no Varjão e recebemos essas atividades com muito carinho", afirmou. Além disso, ele anunciou que pretende levar o “Projeto Reciclasse” para outras cidades satélites. “Estou muito feliz com o ‘Projeto Reciclasse’ porque sei que vamos espalhar esses cursos para outros Centros de Convivência do Idoso no Distrito Federal”, concluiu.
Fonte: Ascom- Secretaria Especial do Idoso
SECRETÁRIO DO IDOSO RICARDO QUIRINO PRB-DF
Gabinete do Deputado Vitor Paulo.
A proporção de idosos nos municípios brasileiros teve um crescimento generalizado nos últimos 10 anos. O percentual de pessoas com mais de 60 anos aumentou de 8,6%, em 2000, para 10,8% em 2010. Em 78 cidades do Brasil, essa parcela de cidadãos já representa 20% da população total do município, ou seja, uma em cada cinco pessoas tem 60 anos ou mais de idade. A maior parte dessas cidades (64) está localizada no RioGrande do Sul, tem pequeno porte populacional, com no máximo 11,5 mil habitantes, e é rural.
BRASÍLIA (DF) - A Câmara dos Deputados analisa proposta que isenta do Imposto de Renda o salário e demais rendimentos de pessoas com 75 anos de idade ou mais. A medida está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 69/11, do deputado Vitor Paulo (PRB-RJ). O parlamentar republicano argumenta que os idosos costumam arcar com gastos maiores do que pessoas mais jovens, em razão de despesas com procedimentos médicos, remédios, alimentação e transporte especial.
O objetivo da proposta, segundo o deputado, é compensar essas perdas. “Já está mais do que na hora de concedermos essa isenção para que o idoso possa ter melhores oportunidades de lazer, esporte, cultura e saúde”, afirma Vitor Paulo, lembrando que muitos aposentados hoje precisam complementar renda.
O líder do PRB não estima o impacto orçamentário da medida, mas acredita que os custos para o governo serão pequenos. “O impacto deverá ser pequeno, já que há poucas pessoas nessas condições e a renda média mensal dessa parcela da população é de R$ 866, portanto bem abaixo da faixa de isenção do Imposto de Renda”, destaca Vitor Paulo.
A admissibilidade da PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, será estudada por uma comissão especial, antes de ser votada em dois turnos pelo plenário da Câmara.
Texto e foto: Agência Câmara
Poderá também gostar de:
Deputado Vitor Paulo discute políticas de apoio ao idoso com Secretário de Estado do DF
Deputado Victor Paulo (PRB-RJ) e Secretário Ricardo Quirino
O deputado federal Vitor Paulo (PRB/RJ) recebeu nesta quarta-feira (9/11) o secretário do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino, para tratar as políticas públicas de apoio ao idoso. Na audiência, o secretário solicitou ao deputado Vitor Paulo, que é o presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso na Câmara dos Deputados, que apresente um requerimento para a realização de audiência pública para discutir a valorização e o combate à violência contra os idosos.
O deputado federal Vitor Paulo (PRB/RJ) recebeu nesta quarta-feira (9/11) o secretário do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino, para tratar as políticas públicas de apoio ao idoso. Na audiência, o secretário solicitou ao deputado Vitor Paulo, que é o presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso na Câmara dos Deputados, que apresente um requerimento para a realização de audiência pública para discutir a valorização e o combate à violência contra os idosos.
Proporção de idosos no Brasil aumentou 2,2% em 10 anos, diz IBGE
De acordo com dados dos Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010, divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as cidades que lideram o ranking de proporção de idosos são Coqueiro Baixo (29,4%), Santa Tereza (27,1%), Relvado (26%), Colinas (25,4%) e Coronel Pilar (25,1%), todas no Rio Grande do Sul.
Segundo a gerente de Coordenação de População e Indicadores Sociais, Ana Lucia Sabóia, "isso mostra que nesses municípios a população é bastante envelhecida, realidade que exige políticas públicas específicas".
O levantamento destaca ainda que mais da metade (53,2%) dos cerca de 20,6 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos vivem em municípios mais populosos, com mais de 100 mil habitantes.
Já a proporção de crianças e adolescentes com até 14 anos de idade vem diminuindo no País. A participação desse grupo na população total caiu de 29,6% em 2000 para 24,1% em 2010.
Quirino participa de Encerramento da Semana do Idoso em Candagolândia
O encerramento da semana em comemoração ao Dia do Idoso contou com a participação do Secretário do Idoso, Ricardo Quirino . O término das atividades ocorreu na manhã da última sexta-feira (07), em Candangolândia.
A programação da semana proporcionou gratuitamente diversas atividades em prol da terceira idade, como por exemplo, a realização da Oficina para Promoção de Saúde, Socialização e Cidadania do Idoso, realizado no Salão Comunitário da Candangolândia
O evento foi promovido pelo Centro de Saúde n° 01 da cidade. Os idosos puderam contar com atendimento de saúde bulcal e nutrição. Outras ações também deixaram os maiores de sessenta anos mais felizes, pois eles puderam usufruir de informações relacionadas com os direitos dos Idosos, além de conferir apresentações de teatro, promoção da auto- estima, coral dos idosos e exposição de artesanato criado pelos idosos.
Quirino que recentemente assumiu a Secretaria Especial do Idoso, parabenizou todos os idosos presentes e na oportunidade, disse aos mesmos “Seus anos de experiência podem contribuir para o desenvolvimento da Secretaria”, afirmou.
Germano Guedes
Nenhum comentário: