Cemitério arqueológico
Vereador João Mendes conheceu no Rio de Janeiro local onde eram enterrados escravos doentesPublicado por Redação PRB
RIO DE JANEIRO (RJ) - O vereador João Mendes de Jesus (PRB) visitou o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (INP) e o Sítio Arqueológico Cemitério dos Pretos Novos, situados na Rua Pedro Ernesto nº 36, no bairro da Gamboa, região portuária da cidade do Rio de Janeiro. A necrópole era destinada aos escravos vindos da África e destinados a ser vendidos no mercado do Valongo, que funcionou entre os anos de 1774 e 1830.
“O Cemitério dos Pretos Novos me emocionou, porque é como receber um tapa da realidade histórica que este País vivenciou, bem como mostra como era o processo terrível e desumano da escravidão, sistema econômico e político que envergonha a humanidades”, declarou João Mendes.
Saiba Mais
Segundo historiadores, a descoberta do cemitério foi por acaso e aconteceu por causa das obras de reforma na residência da família Guimarães em 1996. Quando os operários começaram a retirar o piso, encontraram ossos e todo tipo de pedras e cerâmicas. Os arqueólogos logo perceberam que estavam diante de um valioso sítio arqueológico. Segundo eles, a descoberta contribui para uma maior compreensão sobre a escravidão.
Os negros e as negras, todos jovens — daí o nome Cemitério dos Pretos Novos —, que chegavam doentes eram separados dos escravos com boa saúde, não para ser tratados ou curados, mas sim para morrer. Quando isso ocorria, eram queimados e seus corpos e ossos quebrados para que houvesse mais espaço, pois a demanda de mortos era grande.
A descoberta colocou o Brasil no mapa da arqueologia no que concerne à escravidão. A região da Gamboa se transformou em sítio arqueológico com a finalidade estudar a condição e a realidade dos negros, suas trajetórias históricas, além de propiciar conhecimento mais preciso sobre a sociedade da época. O Cemitério é a única necrópole exclusiva para pretos novos de que se tem notícia nas Américas, o que o torna ainda mais importante no contexto da história do Brasil e da humanidade.Conheça um pouco da História acessando o site www.pretosnovos.com.br
Texto e foto: Ascom João Mendes de Jesus
*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br
Nenhum comentário: