BRASÍLIA (DF) - Na última sexta-feira (30/09), Brasília foi apresentada à comissão que escolherá a cidade que vai sediar a Universíade 2017 (maior evento do esporte universitário do mundo). A novidade da apresentação em Bruxelas, na Bélgica, foi a desistência de última hora de Kocaeli, na Turquia, por motivos não informados.
Agora, a cabital brasileira concorre a sede dos Jogos de Verão apenas com Taipé, em Taiwan. “Isto fortalece a nossa candidatura”, comemora o secretário de Esporte do Distrito Federal, Célio René do PRB (ao centro).
O secretário-geral da Federação Internacional Universitária (FISU), Eric Saintrond, deu as boas-vindas às delegações. "A presença de vocês aqui significa que estão entrando na última fase do processo de atribuição", disse. Saintrond explicou ainda que em breve a Comissão de Avaliação viaja para as cidades-candidatas para uma visita de inspeção. A ação está prevista para outubro.
“O fato de vocês estarem aqui apresentando o dossiê significa que se sentem prontos para sediar a Universíade, um dos maiores eventos multi-esportivos do mundo", disse Claude-Louis Gallien, presidente da FISU. Se Brasília for escolhida para ser sede da Universíade de Verão em 2017, os Jogos Universitários Mundiais voltam para o Hemisfério Sul depois de meio século. A única vez que a Universíade foi realizada por aqui foi em 1963, em Porto Alegre.
"Estamos preparando o Brasil não só para o futebol, mas para diversas atividades desportivas”, disse o secretário em seu discurso. "Há uma forte motivação e vontade excepcional do Brasil em sediar a Universíade 2017. Ao propor Brasília como cidade-sede, o Brasil pretende se tornar um centro de novos esportes. Esporte será uma forma social e econômica para desenvolver a região", finalizou.
As apresentações foram finalizadas com uma mensagem esportiva.” Vocês todos têm certamente um ponto em comum: querem vencer, assim como nos esportes", disse Gallien aos delegados internacionais. O Comitê Executivo da FISU apresenta as cidades que vão sediar os Jogos de verão e de inverno dia 29 de novembro também em Bruxelas.
Assessoria de imprensa da SEL
Com informações da FISU
Fonte PRB
Nenhum comentário: