Brasil é campeão mundial dos encargos trabalhistas
Postado por Redação PRB
Levantamento inédito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), feito com base em dados compilados pelo Departamento de Estatística do Trabalho dos Estados Unidos (BLS, sigla em inglês de Bureau of Labor Statistics), mostra que os encargos já correspondem a praticamente um terço (32,4%) dos custos com mão de obra na indústria de transformação brasileira. Isso somente de encargos trabalhistas. Não estão computados aqui os impostos em geral.
Este percentual é considerado o mais alto de toda a amostra levantada pelo estudo, isto é, 11 pontos percentuais, superior à média dos 34 países estudados pelo BLS (21,4%). Na Europa, por exemplo, o peso dos encargos no custo da mão de obra é de algo em torno de 25%.
Quando comparado com os países em desenvolvimento, que são exatamente os países com os quais o Brasil compete comercialmente em escala mundial, a posição do País é ainda pior e mais absurda. Os encargos são 14,7% dos custos em Taiwan, 17% na Argentina e Coreia do Sul e 27% no México. Vale dizer: infinitamente menores que no Brasil.
Aqui, os encargos sobre a folha salarial são compostos principalmente pelas contribuições patronais à Previdência Social, a chamada contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que, sozinha, corresponde em média a 20% da folha de salários. Se somarmos os descontos dos empregados a contribuições a terceiros (Risco de Acidente de Trabalho, o Salário Educação e contribuições ao Incra, Sesi, Senai e Sebrae), este percentual - somente repassado ao INSS - chega a quase 30%.
Se somadas as contribuições do empregador ao FGTS, indenizações trabalhistas e outros benefícios, como o 13º salário e o abono de férias, o total de encargos chega a 32,4% dos gastos com pessoal da indústria em 2009, ano-base do estudo do BLS.
Enquanto a maior parte dessas contribuições, como vimos acima, é destinada ao INSS, a aposentadoria continua de mal a pior.
Se você quiser mais informações, leia notícia do portal R7 aqui.
Marcos Pereira é presidente nacional do PRB
Twitter: @marcospereirar7
Facebook: http://www.facebook.com/marcospereirar7
Blog: http://noticias.r7.com/blogs/marcos-pereira/
Nenhum comentário: