Anastasia: "Itamar era dedicado de fato às grandes causas de seu tempo”
CRISTIANO COUTO
Anastasia: "Itamar era dedicado de fato às grandes causas de seu tempo”
Os mineiros terão oportunidade de se despedir de um de seus mais ilustres compatriotas, o ex-presidente da República e senador Itamar Franco (PPS), morto, aos 81 anos, na manhã deste sábado, por complicações ocorridas em tratamento contra leucemia.
Na segunda-feira (4), o corpo do ex-presidente Itamar Franco será velado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, casa que ocupou quando governou o Estado, ainda pelo PMDB, de 1999 a 2003. O velório será aberto ao público e, ao fim da tarde, o corpo será cremado, de acordo com desejo do próprio ex-presidente. Neste domingo, o velório acontece em Juiz de Fora, na Câmara Municipal da cidade, onde Itamar foi prfeito por duas vezes e iniciou sua vida pública.
O governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), lamentou a morte do senador e decretou luto oficial no Estado. “É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-presidente Itamar Franco. Era um homem que tinha uma vocação inacreditável para a política e para fazer o bem. Um homem dedicado de fato às grandes causas de seu tempo”.
Emocionado, o senador Aécio Neves (PSDB) falou sobre o companheiro de parlamento. “Itamar foi homem público completo. Estou pessoalmente abalado”. O senador Clésio Andrade (PR) ressaltou a ética do ex-presidente. “Para mim, para toda a classe política e para as gerações futuras, Itamar Franco deixa um exemplo de coerência, dignidade e honradez”.
A estabilidade econômica alcançada com a criação do Plano Real no Brasil foi destacada por diversas personalidades políticas como um dos grandes feitos de Itamar. “Esse legado abriu as portas para o desenvolvimento e o crescimento brasileiros. É sem dúvida uma perda irreparável”, declarou o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB).
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) também lamentou a morte de Itamar Franco. “Sua luta incansável e sua conduta incorruptível são um exemplo de dignidade para o país”, disse, em nota.
Governador mineiro lamenta morte de Itamar e decreta luto oficial
Tag:
Nenhum comentário: