sponsor

sponsor

Slider

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Deputados participam do primeiro Seminário Regional em Curitiba

Deputados participam do primeiro Seminário Regional em Curitiba
Curitiba recebeu no último dia 20 os parlamentares da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) para o primeiro Seminário Regional de Resíduos Sólidos.

O presidente, Deputado Manoel Junior, abriu o encontro. A Comissão foi recepcionada pela Deputada Estadual Mara Lima. Participaram da mesa a Deputada Rosane Ferreira e os parlamentares: Leopoldo Meyer, João Arruda, Hugo Motta, Mauro Mariani e uma surpresa, o deputado Dr. Rosinha, que não é membro da Comissão, também prestigiou o evento. “É inédito na história da Câmara e da nossa Comissão nós interagirmos com a sociedade civil organizada, com seguimentos de prefeituras e governo do Estado”, disse o Presidente da CDU, ao abrir o encontro e completou: “Nós resolvemos fazer essas reuniões não apenas para interagirmos com outras casas legislativas mas, principalmente, para colher experiências e opiniões de engenheiros, arquitetos e urbanistas”, afirmou.
O Seminário começou por volta das 9h30 e foi realizado no “plenarinho” da Assembleia. O primeiro a expor foi o consultor jurídico da Câmara dos Deputados, Maurício Scheneider. Ele contou como funciona a Comissão, explicou a Conferência das Cidades e disse como as prefeituras podem concorrer ao Selo Cidade Cidadã, uma premiação que é conferida dentro do cronograma de atividades, todos os anos, às cidades que possuem boas práticas dentro da temática da Conferência.
Antes do Consultor, cada um dos parlamentares presentes pode expressar o sentimento de estar ali participando. “Nós temos avançado muito na Comissão de Desenvolvimento Urbano, já no início da legislatura conseguimos discutir o FPM com representantes do Governo. É importante que haja essa defesa em Brasília, para que a gente trabalhe em defesa do Municipalismo. Fico feliz com o fato de meu Estado ser o responsável pelo pontapé inicial desses seminários e acho que o que vamos vivenciar aqui vai se multiplicar no trabalho da Rosane, do Leopoldo e do Mariani”, afirmou o Deputado João Arruda. “Saneamento básico é o grande problema do nosso País, mas, nós não podemos vê-lo só como um problema de saúde e sim como um problema de saúde ambiental”, disse Rosane Ferreira. Ela contou também como chegou na CDU. “Me questionaram se eu queria ir para a Comissão de Seguridade Social ou para Meio Ambiente, por causa da minha trajetória profissional, e eu perguntei onde estava o Saneamento e quando me disseram que era na CDU eu disse: “Então é lá que eu quero estar!” Para o Deputado Leopoldo Meyer o momento é especial para o debate sobre Resíduos Sólidos e a oportunidade é ímpar. “Eu tenho certeza que o Legislativo pode contribuir muito para esse tema e assim como outros temas, temos que trabalhar em Brasília para que os municípios tenham uma distribuição maior dos recursos para poderem executar essas e outras políticas essenciais ao País”, lembrou Meyer. Para o Deputado Dr. Rosinha a mudança começa pelo modelo de desenvolvimento. Rosinha lembrou uma questão que já está sendo defendida pela Deputada Rosane Ferreira na Comissão. “O cidadão vai na rua com o cachorro e recolhe o coco no saco plástico, o que é pior ainda! “É um comportamento que precisa ser mudado” advertiu o parlamentar. Ao final o Deputado Hugo Motta completou o pensamento de todos. “Os deputados que falaram aqui hoje resumiram muito bem a finalidade da conferência e ao final do ano a gente quer poder dar às cidades o diagnóstico da discussão, fazer o “juntado” e desse “juntado” tirar resultados que possam efetivar a política de resíduos nos municípios brasileiros”, finalizou Motta.
Na parte das palestras e experiências, a que mais se destacou foi a experiência de sucesso apresentada pelo Palestrante Rafael Greca. Ele, que já foi prefeito de Curitiba, demonstrou aos presentes a importância da Ecologia Humana. Uma forma de promover a ocupação das cidades dando qualidade de vida à população. Bairros que abriguem tudo para se viver com qualidade: parque, creche, hospital. Segundo ele, apostar na ecologia humana é fazer com que a população exerça a verdadeira cidadania.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply