sponsor

sponsor

Slider

Recent Tube

Business

Technology

Life & style

Games

Sports

Fashion

» »Unlabelled » Premiado autor de obras brasilienses participa de debate




Premiado autor de obras brasilienses participa de debate
Escrito por Milena Barros
Qua, 28 de Outubro de 2009 17:49
“Porque Brasília me deu liberdade de criação”. Essa é a resposta que o diplomata e escritor potiguar João Almino costuma dar, quando perguntado a respeito da constante presença da capital federal em suas obras literárias. Autor de quatro romances sobre Brasília e prestes a lançar seu quinto livro - intitulado “Cidade Livre” - Almino compareceu na manhã da última terça-feira (27) no auditório da reitoria da UnB para compor a mesa redonda Brasília e Literatura - Diálogo com Escritores: O Quarteto de João Almino. O evento integrou a programação da Comissão “UnB 50 Anos de Brasília”.
Em discurso de abertura, o reitor José Geraldo de Sousa Júnior - que acompanhou o debate na platéia - lembrou que “o trabalho de Almino pensa política, portanto, pensa Brasília”. Além do próprio escritor, fizeram parte da mesa de debate os professores Bárbara Freitag Rouanet (professora emérita da UnB), Gustavo Lins (diretor do Instituto de Ciências Sociais da UnB) e Eloísa Barroso (doutora pelo Departamento de Sociologia da UnB e professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal).
Após a apresentação do filme O Distrito Federal de João Almino, um documentário dirigido pelo cineasta Philippe Barcinski no qual o escritor expressa liricamente seu ponto de vista sobre as principais características de Brasília, cada professor fez uma análise abordando a obra literária de Almino, a transversalidade desta com a capital do país e com a literatura brasileira.
Cidade Livre
Segundo João Almino, o processo de construção de seu estilo foi influenciado pela nova literatura que surgiu em 1985 e, também, fortemente inspirado em Brasília: “É mais do que uma cidade, é uma ideia de Brasil”. Depois, excepcionalmente, Almino leu um trecho da inédita obra Cidade Livre, que será lançada em 2010. “Nuca leio um livro antes de finalizá-lo. Fiz isso hoje em virtude dos 50 anos de Brasília”, contou ele. A obra é uma homenagem ao aniversário da capital e se passa na primeira cidade-satélite do Distrito Federal, a Cidade Livre, hoje nomeada Núcleo Bandeirante.
Para o professor Gustavo Lins, é muito importante textos informativos não lancem mão da linguagem acadêmica. “Almino informa de modo saboroso, sem trazer ranço do texto acadêmico”, diz Lins. Já a doutoranda Eloísa Barroso lembrou que, em sua tese, insere o escritor na terceira fase da literatura de Brasília, “quando há uma consciência maior da degradação social da cidade” e menos expectativas utópicas presentes na época de sua criação.
Quem é João Almino?
Nascido em 1950 na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, João Almino é diplomata e escritor há 22 anos. Na literatura é conhecido por seu Quarteto de Brasília, o qual é composto pelos romances: Ideias para onde Passar o Fim do Mundo (indicado ao Prêmio Jabuti, o mais tradicional e importante prêmio literário do Brasil na atualidade, e ganhador do prêmio do Instituto Nacional do Livro e do Prêmio Candango de Literatura), Samba-Enredo, As Cinco Estações do Amor ( recebeu o Prêmio Casa de las Américas 2003) e o Livro das Emoções (pré-selecionado no Prêmio Portugal de 2009).

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply