
Pesquisa. Peemedebista venceria a eleição em Minas em todos os cenários montados pelo DataTempo
Costa lidera intenções de voto
José Alencar, como único candidato da base de Lula, bate Antonio Anastasia
Humberto Santos
Se a eleição para o governo de Minas fosse hoje, o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), venceria no primeiro turno o adversário tucano, Antonio Anastasia. No confronto com os aliados petistas, Fernando Pimentel e Patrus Ananias, Costa também sairia vencedor no primeiro turno, se for levada em consideração a margem de erro da pesquisa DataTempo/CP2. Quando o único candidato da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) é o vice-presidente José Alencar (PRB), Anastasia também seria derrotado.
O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 18 de fevereiro, com 2.078 pessoas em Minas Gerais. A margem de erro é de 2,15 pontos percentuais.
No primeiro cenário, Hélio Costa obtém 47,83% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, com 14,92%. O vice-governador Antonio Anastasia alcança 11,65% da preferência do eleitorado. Quando o nome de Patrus é trocado pelo do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, Costa continua na liderança, com 48,36%. O ex-prefeito alcança 15,98% e Anastasia obtém 11,89% das intenções de votos.
Na pesquisa DataTempo/CP2, publicada em 13 de dezembro, Costa alcançou 42,35%, Pimentel, 20,59%, e Anastasia, 12,27%. No mesmo levantamento, quando o candidato era Patrus, Costa obteve 44,55%, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome alcançou 14,87% e o vice-governador, 13,74% das intenções.
No cenário em que o ministro das Comunicações enfrenta apenas o vice-governador, Costa obtém 57,94% da preferência do eleitorado enquanto Anastasia alcança 15,69%.
Nos dois quadros em que Costa não aparece na pesquisa, os pré-candidatos do PT, Patrus e Pimentel, venceriam Anastasia. No cenário em que concorrem o ex-prefeito e o vice-governador, Pimentel obtém 35,47% da preferência dos eleitores e Anastasia, 24,40%. Quando o adversário do tucano é o ministro de Desenvolvimento Social, Patrus lidera com 33,78% das intenções de voto e Anastasia alcança 20,02%.
O levantamento do Instituto DataTempo/CP2 também aferiu as intenções de votos quando o andidato da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o vice-presidente José Alencar. Nesse caso, Alencar concorreria apenas com o atual vice-governador Antonio Anastasia, já que os outros postulantes da base abririam mão da candidatura. Nesse cenário, Alencar alcança 53,61% da preferência do eleitorado e Anastasia, 14,53%.
Na pesquisa em que os nomes dos candidatos não são apresentados, o ministro Hélio Costa alcança 6,83% das intenções de voto. Anastasia vem na segunda posição com 4,19%, seguido por Pimentel e Patrus, ambos com 2,55% da preferência dos eleitores.
Ministro e vice-presidente são bem votados nas mesmas áreas
O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), tem uma votação homogênea em todas as regiões do Estado, mas no Triângulo Mineiro e na região Central os percentuais estão acima da média.
O vice-presidente José Alencar (PRB) também é melhor votado no Triângulo e na região Central. Alencar é quem tem menor preferência do eleitorado mineiro nas regiões Oeste, Sul e Sudoeste do Estado.
O vice-governador Antonio Anastasia (PSDB) apresenta melhores índices de votação nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, região metropolitana de Be Horizonte e Campo das Vertentes. A preferência por seu nome é menor na Zona da Mata. (HS)
Petistas
Próximos. Fernando Pimentel e Patrus Ananias são bem votados nas mesmas áreas: região metropolitana, Campo das Vertentes e vales do Jequitinhonha e Mucuri, com leve vantagem para o ex-prefeito da capital.
-------------------------------------------------------------------------------
Renda e escolaridade influem nas intenções
O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), e o vice-governador Antonio Anastasia (PSDB) conquistam fatias diferentes do eleitorado. Enquanto a votação do peemedebista cresce no eleitorado com menor renda e escolaridade, o tucano é bem votado pelos eleitores com maior salário e formação escolar.
No cenário em que apenas o ministro das Comunicações e o vice-governador disputam o Palácio da Liberdade, Hélio Costa alcança 62% das intenções de votos do eleitorado que recebe até dois salários mínimos e 46,40% da preferência dos eleitores que ganham acima de dez salários.
Anastasia obtém 9% dos votos dos eleitores que recebem até dois salários. Já na fatia do eleitorado que recebe mais de dez salários mínimos, a preferência pelo vice-governador tucano sobe para 30,20%. (HS)
Pesquisa. Peemedebista venceria a eleição em Minas em todos os cenários montados pelo DataTempo
Tag:







Nenhum comentário: