
Aprovada verba para execução de trabalho técnico social
O secretário de Habitação, Geraldo Magela, esclarece que os recursos destinados são importantes para a execução do projeto social na Cidade Estrutural

Para a realização deste projeto, que também contemplará os catadores de lixo da Estrutural, com a formação de unidades produtivas para a reciclagem de vidro e materiais de construção, o Conselho Gestor do Fundhis - Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (19), R$ 159,2 mil para contratação de empresa que vai executar o trabalho social. Esta verba é um complemento do montante necessário de R$ 1,3 mi – o que corresponde a 2,5 % do valor total das unidades construídas na localidade.
O secretário de Habitação, Geraldo Magela, esclarece que os recursos destinados são importantes para a execução do projeto social na Cidade Estrutural. Ele destacou ainda que o Projeto Técnico Social também será essencial em outras comunidades que serão formadas com os novos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida/Morar Bem.
“Há uma mudança de paradigmas. Estamos saindo de moradias unifamiliares que, muitas vezes, não criam uma relação com a vizinhança, para moradias multifamiliares. Vamos precisar criar um novo referencial, de vizinhança, de viver em condomínio. Para isso, será preciso o trabalho social e a ajuda das entidades habitacionais”, destacou.
O edital para a contratação da empresa deve ser publicado no Diário Oficial do DF até o fim do ano, marcando o pregão para janeiro.
Projeto Trabalho Técnico Social - O PTTS tem como objetivo promover ações socioeducativas com as famílias que participam do processo de realocação. O projeto propõe ações em três eixos de atuação: educação sanitária ambiental, mobilização da comunidade para participação no projeto e Geração de Trabalho e Renda (GTR).
No dia 3 de maio de 2013, por meio do Decreto nº 34.341, a Codhab e a Sedhab passaram a ser responsáveis pelo PTTS na Estrutural. A Codhab recebeu o projeto da Sedest – Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda já aprovado pela Caixa Econômica Federal.
Novos Conselheiros – Antes da aprovação dos recursos para a execução do projeto social na Estrutural, foram empossados novos conselheiros do Fundhis: representantes de entidades dos movimentos populares da área de habitação, eleitos na 5ª Conferência das Cidades; representantes da área empresarial, de entidades de trabalhadores e da Secretaria de Estado de Fazenda do DF.
Fundhis - Criado pela lei complementar nº 762, de 23 de maio de 2008, o Fundhis centraliza e gerencia o dinheiro do orçamento destinado à implementação de programas e políticas habitacionais de interesse social, entre eles os voltados para aquisição, construção, conclusão, melhoria, reforma, locação social e arrendamento de unidades habitacionais em áreas urbanas e rurais.
Fonte: Sedhab-DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário