Pages

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Farmácia de Alto Custo de Taguatinga está fechada no turno vespertino


por: Altieres Losan


A Farmácia de Alto Custo de Taguatinga, que funciona na Unidade Mista de Saúde no centro da cidade, está com o horário reduzido. Nesta quinta-feira (18), os pacientes que precisavam receber seus remédios e foram buscá-los na parte da tarde perderam a viagem. O motivo, segundo aviso colocado na porta, seria a falta de funcionários por motivos de licenças médicas.

A balconista Romilda de Souza, 30, chegou ao local para buscar medicamentos para o marido Manoel, mas não teve êxito. O esposo de Romilda sofre de diabetes e iria começar um novo tratamento com insulina, onde deveria tomar uma dose por dia durante a noite. Porém, já no primeiro dia, encontrou a farmácia com as portas fechadas. 

"É um absurdo. Eu moro na Ceilândia e não tenho como voltar pela manhã para buscar o remédio. Vai ser totalmente contramão para mim. Agora vou ter que ir na Regional (de Saúde) para ver se encontro", explica. Ela completou que, por sorte, Manoel ainda possuía os remédios anteriores e, por isso, não ficará sem medicamento.

O modelo Farmácia de Alto Custo é o serviço de distribuição de remédios com alto valor para a população de baixa renda do Distrito Federal. Nas unidades são oferecidos tratamentos para doenças crônicas, por exemplo.

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF confirmou a falta de funcionários, no entanto, o órgão não se prontificou a remanjar funcionários para repor o quadro no turno vespertino e reestabelecer o atendimento aos pacientes que dependem dos remédios e não tem condições de comprar.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a retirada dos medicamentos no periodo da tarde será normalizada em um mês. Neste tempo, os pacientes devem buscar o serviço somente durante a manhã.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário