Pages

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Religião

                            
No mês da JMJ, evangélicos terão evento internacional
Feira Cristã, realizada em São Paulo, estima reunir cerca de cem mil pessoas na semana anterior à da visita do papa Francisco ao Rio
Pollyane Lima e Silva, do Rio de Janeiro

Eventos evangélicos reúnem cada vez mais, grandes multidões - Masao Goto Filho/AE

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) se propõe a reunir peregrinos de todo o mundo em momentos de oração e reflexão, entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. Pessoas de outras religiões são bem-vindas – a inscrição, que se estende até as vésperas do evento, é aberta a todos. O mês de julho, no entanto, tem um calendário repleto de celebrações e eventos de outros credos, com destaque para as reuniões de evangélicos. O principal deles é a Feira Internacional Cristã, evento que acontece de 17 a 20, em São Paulo.

Na programação, seminários e exposições, além de shows com os principais artistas do segmento gospel. Os dois primeiros dias (17 e 18) serão exclusivos para lojistas, editoras, gravadoras, pastores e distribuidores em geral. Para os demais (19 e 20), abertos ao público, são esperadas mais de cem mil pessoas de todo o país. Os portões serão abertos às 10h e só se fecham às 22h. Os ingressos custam 15 reais e podem ser comprados no site www.feirainternacionalcrista.com.br. Há possibilidade de desconto para caravanas.

"Unir a comunidade gospel e valorizar o segmento" é a missão do evento, organizado pela GEO, a plataforma de eventos das Organizações Globo. Entre as lideranças evangélicas confirmadas estão pastor Silas Malafaia, apóstolo Estevam Hernandes, pastor Jabes de Alencar, bispo Robson Rodovalho, pastor Flamarion, pastor Carlito Paes, pastor Edson Rebustini, pastor Márcio Valadão e pastor Josué Gonçalves, além da Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil (CIEAB).

Pastores – Pouco antes, entre os dias 9 e 12, os pastores evangélicos se reúnem no 17º Congresso Pentecostal Brasileiro Fogo para o Brasil, em Recife. Criado em 1997, o encontro é aberto ao público, mediante o pagamento de taxa de inscrição. Pastores convidados farão sua pregação e também haverá momentos de louvor com música. A edição anterior, realizada em Serra Negra (SP), atraiu cerca de 1.200 evangélicos de todo o país em casa dia.

"São dois eventos grandes e importantes da comunidade evangélica (a feira e o congresso), que esperam reunir fiéis de todas as igrejas", destaca o pastor Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. "E o mês de julho foi escolhido por ser uma época de férias escolares, o que facilita a participação das famílias", completa, rechaçando qualquer tipo de embate com a JMJ.

Marcha para Jesus – Em igualdade de proporções à Jornada, os evangélicos têm a Marcha para Jesus, que chega à 21ª edição um mês antes do evento católico. São esperadas ao menos 1 milhão de pessoas (foram 1,2 milhão em 2012) no que se define como “o maior evento cristão e popular do mundo”. O encontro ocorre no dia 29 de junho em São Paulo. Na megaestrutura montada para a marcha, sobem ao palco vozes famosas do universo gospel, como Renascer Praise, Ao Cubo, Inesquecível, Davi Sacer, Regis Danese, Mariana Valadão, Cassiane, Thalles Roberto, Marcelo Aguiar e Fernandinho. O mesmo evento acontece em outros estado brasileiros e também em diversos países. A versão carioca está marcada para 29 de maio.

Católicos – Apesar de jamais tratarem outros credos como rivais ou concorrentes, católicos e evangélicos têm nas grandes cidades brasileiras um esforço permanente pelo aumento de sua área de influência e pela quantidade de fiéis. A área escolhida para o Campos Fidei, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, sintetiza com alguma precisão o desafio da Igreja Católica no Brasil. De acordo com um levantamento do jornal O Globo, há pelo menos 21 templos evangélicos de várias denominações ao redor da fazenda onde será celebrada a missa pelo papa Francisco. Na mesma área, há apenas duas igrejas católicas.

O desequilíbrio observado no bairro carioca é uma amostra do que pode ser visto atualmente em todo o país. De acordo com o Censo 2010, a população católica encolheu no Brasil. A Igreja perdeu na última década cerca de 1,7 milhão de fiéis – uma redução de 12,2%. No mesmo período, os evangélicos ganharam uma multidão de 42,3 milhões de pessoas, o que representa um crescimento de mais de 44% no mesmo período de dez anos. Mantida essa tendência, em no máximo 30 anos católicos e evangélicos estarão empatados em tamanho na população, calcula o IBGE.

Leia também: Católicos deixarão de ser maioria no Brasil em 2030, prevê especialista

Leia: Conheça o roteiro do papa Francisco em Aparecida


A agenda do papa Francisco no Brasil


Roteiro divulgado pelo Vaticano pode sofrer alterações, de acordo com a vontade do pontífice.

A chegada do papa está prevista para as 16h, na base aérea do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. De lá, ele vai ao Palácio Guanabara, na Zona Sul da cidade, onde se reúne com a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades. Depois do encontro, Francisco será levado à residência da Igreja, onde ficará hospedado, no Sumaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário