![]() |
| Prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães, do PMDB |
O prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães (PMDB) defendeu que a Executiva do PMDB, sob Carlos Bezerra, se reúna com o ex-prefeito de Rondonópolis Zé do Pátio e com o deputado Daltinho de Freitas para lavar a roupa suja, aparar as arestas e focar em 2014. Para Walace, tanto Pátio quanto Daltinho são lideranças importantes, por isso, deve haver um esforço para mantê-los na legenda. “Para vencer o jogo, temos que ter um bom time e um banco de reservas. Assim não há como perder o jogo”, ponderou Walace, reforçando que todas as peças são importantes.
Walace lembra, por exemplo, que Pátio tem respaldo da população e que, mesmo com o desgaste provocado pela cassação no ano passado, deve se eleger sem dificuldades. Pátio se isolou do partido justamente após perder o mandato. Nos bastidores, reclama que não teve apoio do PMDB durante o processo que culminou na sua cassação. Desde então, ensaia trocar de partido, tendo recebido convites do PSD e do PSB.
Já Daltinho tem comprado briga com a legenda por conta de brigas locais em Barra do Garças. A confusão começou depois que Daltinho conduziu processo que culminou na expulsão do secretário de Turismo de Barra do Garças, Romário Queiroz (PMDB), que é ligado a Bezerra. De lá para cá o que se viu foi uma queda-de-braço entre as lideranças, que culminou na extinção do diretório e criação de uma Comissão Provisória.
O deputado estadual é assediado pelo Movimento Democrático, em fase de criação. O problema é que, apesar dos apelos de lideranças, Daltinho não parece estar disposto a rever a sua postura. O parlamentar tem enveredado, cada vez mais, para o campo da oposição, tornando a sua permanência na legenda insustentável.
Walace também pondera que este é o momento para que o PMDB comece a se organizar para as eleições do ano que vem. O prefeito lembra que a legenda comanda 29 das 141 prefeituras - que representam 28,82% dos eleitores –, por isso tem chance de eleger pelo menos dois deputados federais e 5 estaduais. Por enquanto, reconhece que o único nome que desponta para federal é o do presidente da legenda, Carlos Bezerra, que deve buscar a reeleição.
Em 2010, a agremiação elegeu 5 deputados, sendo eles: Baiano Filho, Romoaldo Júnior, Teté Bezerra, Walace Guimarães e Nilson Santos. Os últimos dois, entretanto, deixaram o Parlamento para assumir as prefeituras de Várzea Grande e Colíder, respectivamente. Teté, por sua vez, desde janeiro de 2011 foi atuado como secretária estadual de Turismo. No lugar dela assumiu o também peemedebista Daltinho, que enfrenta problemas internos na legenda. Teté, Romoaldo e Baiano devem disputar a reeleição. Por Várzea Grande se articulam os vereadores Waldir Bento e Kalil Baracat, filho do ex-secretário de Cidades Nico Baracat (já falecido).
Senado
Sobre o governador Silval Barbosa, Walace pondera que cabe ao peemedebista a definição da candidatura ao Senado. O prefeito salienta que o chefe do Executivo Estadual tem a missão de terminar as obras da Copa, por isso, precisa ponderar. “É uma decisão de foro intimo. Se ficar como governador, será um dos grandes governadores. Se for candidato ao Senado, será imbatível”, reforça.
Por leo
http://www.vejapopular.com.br/index/noticias/cat-182/politica
Seja você também um divulgador da Telex Free
Contatos:(61) 8265-6332 ou 9603-2461 fale com o autor do "Blog A politica e o poder"

Nenhum comentário:
Postar um comentário