Pages

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Casos de dengue só aumentam no DF



Por:Júlia Carneiro
A operação padrão dos agentes de vigilância ambiental em saúde do DF ocorre em meio ao aumento de casos de dengue na capital. A ação começou ontem como uma forma de reivindicação do regime jurídico de contratação da categoria, regido pela CLT. A média diária de 20 visitas a residências foi reduzida para quatro. 

Entre 1º de janeiro e 3 de abril deste ano, houve aumento de 317% dos casos de dengue no DF: 1.118 contra 268 em 2012. A Região Metropolitana também sofre com o problema: Goiás é o terceiro estado com mais casos.

No DF, as cidades que lideram o ranking são Ceilândia, com 482 casos neste ano – um aumento de 291,86% em relação a 2012; Taguatinga, com 286 (217,77%); e Samambaia, com 251 (136,79%).

Ontem, o Núcleo de Vigilância Ambiental de Taguatinga localizou 120 focos de dengue em um lote na CSA 3. Segundo a equipe, há meses o dono do lote é procurado para liberar a entrada de agentes, mas só foi localizado na última quinta. Três pessoas da região próxima ao lote estão com dengue.

Areal

A situação dos moradores da Rua 220 D, da QS 8 do Areal é bem parecida. Um terreno de esquina acumula entulho. “Eu me preocupo em manter a minha casa livre da dengue, mas com esse vizinho por perto pode até aparecer. Sem as visitas da vigilância vamos ter que nos preocupar ainda mais”, lamenta Maria Helena Castelo Branco, 46 anos.

Logo em frente a esse terreno, foco de várias endemias como escorpião, mosquitos e ratos, fica uma creche que abriu em dezembro passado e nunca recebeu nenhuma visita da Vigilância. “Se já está difícil de controlar o problema nessa área, imagina com a redução das visitas”, diz a diretora Michelle Carvalho.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário