Pages

sábado, 16 de março de 2013

Vereador do PRB questiona medida em requerimento ao Executivo


Fechamento do PROCON de Pradópolis
Publicado por Redação PRB

Vereador do PRB questiona medida em requerimento ao Executivo

Pradópolis (SP) - Depois de funcionar sete anos em benefício da população pradopolense, o PROCON (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) está fechado desde o dia 1º de janeiro de 2013. Na sessão ordinária, recentemente, a Câmara Municipal aprovou o requerimento do vereador Ricardo Ornellas (PRB), que pede explicações ao Poder Executivo. Ele questiona quais os motivos do Procon estar fechado, quais as providências estão sendo tomadas para a reabertura do órgão e a data prevista para isso.

De acordo com o documento aprovado, a iniciativa do parlamentar foi motivada por inúmeras reclamações da população, “E com razão, porque para realizarem suas reclamações e buscarem seus direitos, os munícipes precisam se deslocar para cidades vizinhas, ocasionando assim enormes transtornos, sejam com transporte de ônibus com poucos horários de ida e volta, seja com gastos com combustível”, explica Ricardinho.

Ainda segundo o parlamentar, a Lei Complementar Municipal nº. 120, de 3 de novembro 2005, e as alterações trazidas pela Lei Complementar Municipal nº. 196, de 25 de janeiro de 2011, autoriza o Executivo a realizar convênio com a Fundação Procon, vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, destinado ao estabelecimento do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, para cumprimento das disposições do Código de Defesa do Consumidor e demais normas da política nacional das relações de consumo, bem como eventuais renovações e ratificações.

O Procon atua em todo Brasil em defesa do consumidor, na orientação sobre suas reclamações, na informação sobre seus direitos e ainda fiscaliza as relações de consumo. O órgão auxilia do Poder Judiciário na busca de solucionar previamente os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço, e quando não há acordo, encaminha o caso para o Juizado Especial Cível com jurisdição sobre o local.

O órgão pode ser estadual ou municipal, e segundo o artigo 105 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), é parte integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Na “Palavra Livre”, o vereador Antônio Carlos Veronezi trouxe a informação que o prefeito municipal assegurou que na próxima segunda-feira a unidade do Procon voltará a funcionar. “Já foi regularizada toda documentação e o Procon voltará a funcionar nesta segunda-feira e a Márcia já está contratada”, assegurou o vereador.

Centro Educacional “Dourival Rossi” também segue fechado

Outro alvo de questionamento do vereador Ricardo Ornellas (PRB), o Centro Educacional Municipal de Aprendizagem (CEMA) segue fechado desde o início de 2013. O local oferece cursos profissionalizantes e de artes (como música, dança e teatro) para alunos da rede municipal de ensino no tempo ocioso após as aulas convencionais.

No fim de 2012, antes das atividades serem suspensas, o CEMA contava com 20 oficinas de aprendizagem. Para o vereador Ricardinho, o centro educacional é um dos orgulhos de Pradópolis. Tanto pais como alunos têm reclamado de não poderem utilizar os serviços previstos nas leis nº 1.201/2005 e 1.230/2006.

“Queremos saber o porquê da suspensão das atividades, o que está sendo feito para o retorno do funcionamento e o prazo. Não podemos simplesmente aceitar a situação. O CEMA oferece às famílias uma alternativa aos pais para que o tempo ocioso dos filhos seja preenchido com qualidade”, destaca o parlamentar do PRB, que aguarda as respostas.

Por Diego Polachini – Ascom PRB/SP

Fonte: PRB
                                                                      Telex Free
Seja vocês também um divulgador da TELEX FREE, Faz seu cadastro e venha ganhar dinheiro.(61) 8265-6332



Nenhum comentário:

Postar um comentário