Cidade é a quarta a receber a unidade móvel. Já foram realizados mais de 3 mil exames entre mamografias, ultrassonografias e preventivos
Foto: Roberto Barroso
O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz, visitou, nesta quinta-feira, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que está na Quadra 61 do Itapoã. O Caminhão da Mulher atende a quarta cidade do Distrito Federal, depois de passar pelo Condomínio Pôr do Sol, Núcleo Rural Taquara ,em Planaltina, e Estrutural. “É uma experiência vitoriosa. Em dois meses, nós já realizamos, com esse serviço, 3149 exames. É uma produtividade espetacular, com estrutura, aparelhos, investimentos com instalações, vigilância, energia, tudo isso que representa um serviço de qualidade de saúde”, disse o governador. “Estamos providenciando mais três unidades para poder atender adequadamente toda população do Distrito Federal”, completou Agnelo Queiroz.
Para a secretária da Mulher, Olgamir Amancia, o governo realiza uma ação concreta de salvamento de vidas. “Os dados revelam que os cânceres de colo de útero e de mama são os grandes responsáveis, além da violência, pela morte das mulheres. Se considerarmos que, nós mulheres, somos mais de 52% da população e que estamos em todas as áreas contribuindo para gerar riqueza para esta unidade da Federação e para o Brasil, é uma ação de cidadania”, explicou a secretária.
A doméstica Gorete de Souza, 44 anos, há muito tempo não realizava exames preventivos. “Gostei muito do atendimento. Fiz ecografia, mamografia e preventivo. Achei uma ótima iniciativa do governo porque para conseguirmos tempo para marcar esses exames longe da nossa casa é muito difícil. Perdemos tempo e o dia de trabalho”, contou Gorete. O serviço faz parte da ação do Governo do Distrito Federal para recuperar a qualidade dos serviços da rede pública de saúde. A próxima cidade que receberá a Unidade Móvel de Saúde da Mulher será Sobradinho.
A unidade chegou ao Itapoã na quarta-feira (2) e permanece na cidade até o 18 de maio: o atendimento é realizado na Quadra 61, próximo ao Restaurante Comunitário. O serviço funciona nos dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No início da manhã, são distribuídas as senhas de atendimento daquele turno. No começo da tarde, o procedimento se repete. A meta é realizar, por dia, 40 mamografias, 50 ultrassonografias e 40 exames de Papanicolau. Do total de vagas oferecidas, 80% são reservadas às moradoras da região onde a unidade está instalada.
As mulheres interessadas em fazer os exames devem apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. Para fazer a mamografia, a paciente deve ter 40 anos ou mais e o pedido médico. O Papanicolau não possui pré-requisitos, mas é feito, preferencialmente, em mulheres que tenham se submetido a ele há mais de um ano. A previsão é de que o caminhão permaneça no local nas próximas três semanas.
Balanço – No Condomínio Pôr do Sol, em Ceilândia, foram feitos 1.176 exames, sendo 387 mamografias, 429 ultrassonografias e 360 preventivos. O Caminhão da Saúde esteve na cidade entre 12 e 23 de março. Os números, segundo o governador Agnelo Queiroz, demonstram os benefícios da unidade itinerante. “O caminhão facilita o acesso a exames para diagnosticar as doenças que mais matam as mulheres: o câncer de mama e o de colo do útero”, afirma. Em Planaltina, onde o atendimento priorizou as moradoras do núcleo rural Taquara, a unidade móvel chegou no dia 26 de março e ficou até 5 de abril. Durante o período, foram realizados 756 exames. Entre eles, 291 mamografias e 335 ultrassonografias. Já o número de preventivos foi bem menor: 130. De acordo com a Secretaria de Saúde, isso já era esperado, uma vez que a localidade já possui boa cobertura desse tipo de exame.
Na Estrutural, a abrangência foi maior, mesmo com os números parciais. Entre os dias 9 e 20 de abril, o Caminhão da Mulher atendeu 1.217 moradoras no Centro de Saúde da região. Ao todo, foram realizadas 380 mamografias, 449 ultrassonografias e 388 preventivos. A unidade ficou na cidade até 30 de abril. Todas as mulheres que apresentaram alterações nos exames foram encaminhadas para unidades específicas da rede pública do DF. (Cinara Lima, da Agência Brasília)
Telex Free
Seja vocês também um divulgador da TELEX FREE, Faz seu cadastro e venha ganhar dinheiro.(61) 8265-6332

Nenhum comentário:
Postar um comentário