Publicado por Redação PRB

João da Sapataria, prefeito eleito pelo PRB em Quixadá (CE)
“Fui eleito sem gastar nada. Eu só tenho a agradecer a esse povo, que acreditou tão somente na minha pessoa”
Um homem simples. É assim que o comerciante João Hudson Bezerra, mais conhecido por João da Sapataria, se define. Um homem do povo, que sabe das dificuldades do dia a dia do trabalhador, da dona de casa, do microempresário, do jovem, dos portadores de necessidades especiais. Foi por conta dessas dificuldades que o republicano percebeu que somente como prefeito poderia fazer algo mais pelos quixadaenses. Aos 51 anos de idade, disputou pela primeira vez uma eleição e, mesmo sem “gastar nada”, como faz questão de repetir ao longo da entrevista, foi eleito o próximo administrador de sua terra natal com 23.944 votos, o equivalente a 54,60% dos votos válidos.
Confira a entrevista na íntegra.
1 - O senhor nunca disputou uma eleição. Por que se candidatou a prefeito?
João da Sapataria -Sempre gostei de política e eu vi que essa era a hora de me candidatar. Como pai de família, como comerciante e por amar essa cidade, queria uma Quixadá diferente. O que eu sempre via eram candidatos sem compromisso. Esse pessoal se lança candidato, promete isso e aquilo e quando se elege, se tranca no gabinete e se esquece da população. Quando vi que tinha chances, não pensei duas vezes. O adversário era muito forte, tinha três mandatos, apoio do governo federal e de um senador, mas o povo me queria. E o meu compromisso, é trabalhar pelo povo e junto com o povo.
2 - O que significa essa vitória?
João da Sapataria -A ficha não caiu. Há vinte anos o PT estava no poder e o povo estava clamando por mudança e muitos achavam que era impossível vencer essa força. Mas nós ganhamos aqui, mesmo eu nunca tendo sido político. Foi uma grande vitória.
3 – Qual deve ser o primeiro ato?
João da Sapataria -Não serei prefeito de gabinete. Vou trabalhar no meio do povo. Eu andei a campanha toda de casa em casa e o que o povo mais reclamou foi sobre a Saúde. A Saúde de Quixadá está crítica. Por isso, vou dar um aquecimento e organizar essa área e investir para mudar a Saúde de Quixadá. Do jeito que está não vai ficar.
4 - Quais serão as prioridades?
João da Sapataria -Além da Saúde, vou investir em geração de emprego. Vou me ‘virar’ para conseguir gerar empregos. Vou atrás de indústrias, do governo estadual e federal para trazer emprego para a minha terra. Isso é necessário demais e vou me esforçar ao máximo para alcançar isso porque o desemprego vai aumentado e as pessoas, não tendo o que fazer, vão procurar as drogas e as bebidas, gerando outros problemas para as suas famílias e para a própria cidade.
5 - Como o senhor quer que seu governo fique conhecido?
João da Sapataria -Eu e meu vice (o Cí, como é conhecido) somos pessoas simples. Não precisamos comprar votos para vencer a eleição. Fomos eleitos pelo povo e quero que o nosso governo seja conhecido como governo do povo.
6 - O senhor terá maioria na Câmara Municipal? Como deve ser essa relação entre o executivo e o legislativo?
João da Sapataria -Dos 17 vereadores, elegemos 12. E há um consenso para o vereador mais votado, que é da nossa coligação, assuma a Presidência da Câmara Municipal. Então, nossa relação vai ser muito boa e deve se fortalecer no nosso dia a dia para juntos trabalharmos e mudarmos Quixadá.
7 - Uma mensagem para o povo quixadaense.
João da Sapataria -Fui eleito sem gastar nada. Eu só tenho a agradecer a esse povo, que acreditou tão somente na minha pessoa. Deus está do nosso lado para que possamos mudar o nosso Quixadá com mais emprego, mais educação, saúde, segurança. Esse é o meu compromisso com o povo de Quixadá. O meu governo será um governo da mudança. Vamos moralizar o governo de nossa cidade trabalhando com honestidade.
8 - Ser 10 é...
João da Sapataria -Todos ficaram envolvidos com o 10 aqui. Onde eu passava, o pessoal fazia o 10 com as mãos. Tenho a certeza que a juventude foi motivada pelo 10, que motivou o pai, a mãe, o avô, a avó, a tia a votar no 10. Fiquei conhecido como João é 10. O 10 veio para eleger o prefeito de Quixadá. Não penso jamais em deixar o 10.
Fonte:http://www.prb10.org.br/entrevista-da-semana/10804/joao-da-sapataria.html
Por Helen Assumpção
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário