Pages

domingo, 10 de junho de 2012

Moradores da estrutural têm acesso ao crédito para compras por meio de iniciativa pioneira no DF


 


primeiro banco comunitário do Distrito Federal acaba de ser inaugurado, e já está fazendo  sucesso.  Chamado de Banco Estrutural, os moradores e comerciantes estão empolgados com a novidade e acreditam no sucesso do primeiro banco da cidade.   

A moeda social que já começou a  circular pela cidade chama-se Conquista, nome escolhido pela própria comunidade. De acordo com a participante do Conselho Gestor do banco, Deuzani Noleto, o nome faz parte da história da cidade. “Não havia nada aqui. O nome remete à conquista da comunidade com relação à   água, luz, escola e posto de saúde. Tudo foi uma conquista, desde o espaço até a permanência no local”, afirma. O banco fica perto do posto da PM, na entrada da cidade.

Com objetivo simples e nobre, o banco busca movimentar a economia local e oportunizar  pessoas carentes a ter acesso ao sistema bancário e  ajudá-las nos momentos de dificuldade financeira. “Queremos que os moradores tenham a moeda e gastem na cidade. Queremos que a riqueza da Estrutural permaneça na Estrutural. É uma forma de mobilização social”, explica Deuzani.  

Para ter a Conquista é simples. Pode ser por meio de troca ou empréstimo. “Para troca, as pessoas devem saber que cada real equivale a uma conquista. Para empréstimo, há linhas de crédito que variam de acordo com a situação”, acrescenta a moradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário