Pages

sábado, 26 de maio de 2012

 

 Eixão Norte e Sul, EPGT, EPNB e Estrutural já são acompanhadas por câmeras 
O DER (Departamento de Estradas e Rodagem) começou a usar um sistema moderno de monitoramento do trânsito por câmeras em várias vias do DF. O monitoramento é feito em tempo real e tem como objetivo ajudar a fiscalização do trânsito pelos agentes.
Leia mais notícias no R7

O superintendente de trânsito do DER, Murilo Melo, disse que as câmeras já estão monitorando o Eixão Sul e Norte, a EPTG (Estrada Parque Taguatinga), a EPNB (Estrada Parque Núcleo Bandeirante) e a via Estrutural. O monitoramento, segundo ele, mede inclusive a velocidade média em cada faixa monitorada nessas vias.

De acordo com o DER, esse sistema vai permitir uma maior agilidade na ação dos agentes para atender a qualquer tipo de ocorrência no trânsito. As câmeras são equipadas com zoom, que permite aproximar a imagem, e com recurso de 360º, permitindo ter uma visão global de tudo o que acontece por todos os lados da pista.

De acordo com o superintendente, as imagens são gravadas e poderão ser usadas em casos de acidentes para identificar as causas e os culpados, além de lançar estratégias para desafogar o fluxo de trânsito em locais e horários mais críticos.

A tecnologia permite também monitorar o tempo que os semáforos ficam abertos e ajustar esse período de acordo com as necessidades do tráfego na região, para evitar que congestionamentos ocorram principalmente nos horários de pico.

Os veículos que estiverem estacionados em locais proibidos e motoristas que agirem de forma suspeita, ficarão sob a mira das câmeras. Quando isso acontecer, segundo o superindenten, o agente de trânsito que estiver mais próximo ao local será informado para fazer a abordagem e seguir com os procedimentos que se façam necessários, como aplicar multa e até apreender veículo e documentação, se necessário.

Segundo Murilo Melo, a ferramenta além de medir velocidade média dos veículos também conta quantos carros circularam durante o dia no local. Esses dados serão levantados para propor novas medidas que poderão solucionar os engarrafamentos nas principais vias do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário