Pages

terça-feira, 17 de abril de 2012

Lixão da Estrutural

(Foto Germano Guedes)
Todos sabem que em nosso Blog defendemos a Melhor Qualidade de Vida para nossa cidade Estrutural,então perguntamos se o nosso lixo é recolhido de forma exemplar?
É claro que não !

Lixão  da Estrutural
agora chamada de resíduos Sólidos de Serviços de Saúde,é uma piada,se nem temos coleta seletiva em nossa cidade.
pagamos altíssimos IPTU’S,TFE,ISS,DARF,IR,PIS,COFINS e muitos outros e não temos retorno de nada na educação,saúde e muito menos na coleta de lixo seletiva.

Todos os dias os moradores das  cidade do distrito federal  produzem cerca de 50 mil toneladas de lixo mensalmente na região Segundo o Sistema de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU-DF), Essa realidade é motivo de uma preocupação crescente, especialmente porque é muito comum o descarte irregular em rios, praças, calçadas, terrenos abandonados, etc. Por esse motivo, é preciso que os cidadãos estejam dispostos a engajar-se em nome do cuidado com o espaço público, já que quem limpa, não suja.
.
A falta de coleta seletiva em Brasília desestimula quem separa o lixo,pois o hábito de separar o que se joga fora, pensando no meio ambiente, está ameaçado no DF,pois muitos condomínios que se prepararam estão desistindo da ideia.
Em matéria do Estadão em 20 anos o sistema de coleta seletiva de lixo Do Distrito Federal recicla apenas 280 g por mês por habitante, representaria 1% do total de lixo produzido na cidade.

Comparações:
A cidade de Porto Alegre, segundo o Estadão, recicla quase cinco vezes o índice de São Paulo. Em Estocolmo, na Suécia, 25% do lixo é reciclado, 44 vezes mais em relação à capital do  Brasil. O problema já começa, segundo a reportagem, na coleta seletiva nas ruas. Com os caminhões contratados para recolher o lixo na capital, só alguns  são destinados aos reciclados
Os países industrializados são aqueles que produzem mais lixo e também os que mais reciclam. Para se ter uma idéia, o Japão reutiliza 50% do seu lixo sólido, além de promover a reciclagem e o reaproveitamento da água do chuveiro no vaso sanitário.

Coleta de Lixo no Japão( Gomi no shuushuu )
        No Japão, a coleta de lixo é um serviço público gratuito !!!
Este serviço pode variar de acordo como a área, mas geralmente o lixo é recolhido nos dias fixos da semana. Os lixos são separados em dois tipos: Futsuu gomi ou moeru gomi, que é lixo comum ou lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário