Pages

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Projeto que combate roubo de cargas é aprovado

Caminhões-baú terão placa reproduzida na cobertura para facilitar a visualização
Publicado por Redação PRB
 
BRASÍLIA (DF) - A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou parecer favorável ao projeto do deputado Antônio Bulhoes (PRB-SP), que institui no Código de Trânsito Brasileiro, disposições sobre a identificação dos caminhões-baú, reproduzindo os caracteres de suas placas na cobertura do baú, na forma de regulamentação do Contran.
Em sua justificativa do projeto, o parlamentar republicano lembra que o roubo de cargas transportadas em caminhões segue se repetindo com frequência no País, trazendo muitos prejuízos para os transportadores, industriais e comerciantes. Segundo dados da Federação Nacional de Seguros Gerais foram 12.850 ocorrências em 2010, que geraram prejuízos de R$ 880 milhões.
“A defesa contra essas ocorrências tem se valido, inclusive, de recursos tecnológicos avançados, como o monitoramento remoto via satélite, o qual, infelizmente, já vem sendo neutralizado pelos bandidos. Isto não significa que devemos ficar de braços cruzados, deixando correr solta a ação dos ladrões. O combate ao crime deve continuar, mesmo através de pequenas medidas. Elas podem, às vezes, levar ao esclarecimento do delito ou à redução dos prejuízos”, disse Bulhões.
Segundo Bulhões, o projeto de lei visa a facilitar a identificação do veículo roubado, sobretudo quando trabalhos de busca aérea forem realizados.
Para que a impressão dos caracteres da placa do caminhão baú em sua cobertura seja feita da forma devida, dificultando sua adulteração, o parlamentar propôs que essa medida seja regulamentada pelo Contran.
“Acredito que essa iniciativa possa contribuir para a elucidação e recuperação de cargas roubadas no País”, avaliou o deputado do PRB. O projeto agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça.
Por Paulo Gusmão
Foto: Jessé Vieira
*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email  pautas@prb10.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário